Uma Longa Jornada

O presidente Lula lançou em Brasília nesta terça-feira passada o Plano de Desenvolvimento da Educação. Uma iniciativa ousada e um grande objetivo perfeitamente realizável, marcado por uma frase emblemática: “um novo século da educação, onde a elite da com

Na realidade ele faz parte do PAC (Projeto de Aceleração do Crescimento), visando impulsionar a economia. É o PAC da educação nacional. O PDE inclui 47 atos assinados pelo presidente e serão submetidos ao Congresso Nacional.


 


Entre outras medidas, há a criação de um piso salarial para os professores, visando a sua melhor qualificação e a emulação subseqüente, para o salto pretendido. Outra medida contida no referido projeto será dobrar o número de vagas nas universidades públicas.


 


Prevê a informatização do ensino nas escolas do segundo grau e atender o compromisso assumido no Fórum Mundial de Educação, em Dakar, Senegal, reduzindo pela metade o número de analfabetos, segundo nos informa matéria da redação do Vermelho.


 


Trata-se de um investimento social e estratégico de grande amplitude, que se levado a cabo, mudará substancialmente as bases da sociedade brasileira. Mas terá que passar por uma acirrada batalha contra as forças conservadoras na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, que já externaram discordâncias de fundo com relação ao ambicioso movimento “revolucionário”.


 


É evidente a contradição entre elas e uma iniciativa de tal monta, porque isso significará a libertação de uma energia criadora, enfraquecendo os currais eleitorais além de aumentar, em um grau incomensurável, o nível de consciência da população, jovens ou não, que freqüentam as escolas e universidades públicas.


 



Ao ir se concretizando, O PDE será um grande salto para a nação e um dique aos conservadores, arbitrários ou “esclarecidos”. Tal iniciativa na educação será um confronto no campo político. No entanto, esse projeto deve ser acompanhado por outras medidas como a redução da abissal concentração da renda, alteração nas políticas de juros, promovendo a retomada do crescimento e empregos em patamares elevados, ciência e tecnologia, objetivando um parque produtivo competitivo, a nível interno e no mercado internacional. Uma longa jornada pela frente.


 

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor