O IBGE constatou: leitores da Internet já superam os de jornais
Aumenta a cada dia a responsabilidade de órgãos de informação como este Vermelho, que completou cinco anos de vida no […]
Publicado 10/04/2007 21:15
Aumenta a cada dia a responsabilidade de órgãos de informação como este Vermelho, que completou cinco anos de vida no mês passado, com um índice (em março) de 562 mil visitas. Com base na Pesquisa Nacional de Amostragem de Domicílios (PNAD) de 2005, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) chegou à conclusão que o número de leitores da Internet já ultrapassa os de jornais diários. A percentagem constatada pelo IBGE é de que cerca de 21% das população brasileira tem acesso à Internet, enquanto que o índice de leitores de jornais diários não passa de 20%. O maior índice de leitores de jornais é o do estado do Rio de Janeiro, com exatos 20%. Todos os outros estados apresentam índices menores. Portanto, a média nacional é necessariamente menor que este índice. Por outro lado os números do IBGE de uso da Internet para as cidades mais importantes do país, com índices de escolaridade mais elevados, mostram que o nível de visitação é muito grande revelando o alcance extraordinário da Internet.
O estudo do IBGE constata também que 43% dos jovens de 11 a 14 anos usa normalmente a Internet, enquanto os que têm mais de 15 anos de escolaridade 76% usam a Internet. Ou seja, todos os que de alguma forma ou de outra têm interesse em divulgar suas idéias, seus programas, seus produtos, devem levar em conta a projeção de que para haver comunicação eficiente é preciso planejá-la com base na Internet, sob pena de não atingir o grande público alvo, especialmente a juventude, que potencialmente utilizará em número sempre crescente a Internet como referência para a busca de informação, formação e divertimento.
O número de pessoas que navegaram pela Internet pelo menos uma vez em janeiro no Brasil atingiu 14 milhões, com um crescimento de 17% sobre igual período de 2005. Na comparação com os acessos no mês de dezembro, entretanto, houve uma queda de 2,7% no total de usuários “ativos”. Apesar disso, o Brasil continuou a ser o país com o maior tempo médio mensal de navegação residencial por internauta, com 21 horas e 20 minutos, 18 minutos menos do que o último mês de 2006, segundo a empresa de pesquisa de mercado Ibope/NetRatings. Entre os dez países analisados pela companhia, os que mais se aproximaram do Brasil no tempo médio de uso da Internet foram a França, com 20h55; Estados Unidos, com 19h30; Alemanha, com 18h56; Japão, com 18h31; e Reino Unido, com 18h29. O número total de pessoas com acesso à web em casa no país permaneceu em 22,1 milhões, 10,7% acima do registrado em janeiro de 2006. Os jornais, por sua vez, vão buscando nova formatação, para se desenvolver e crescer em segmentos com demandas específicas de informação.
É interessante ler um trecho da entrevista concedida ao jornal francês Le Monde pelo jornalista americano Robert Cauthorn, do San Francisco Chronicle: — “O leitor que compra seu jornal sete dias por semana praticamente desapareceu nos EUA. Doze anos atrás, eu criei para o meu jornal um dos cinco primeiros sites de informação na Internet. Dentro de doze anos, duvido que os jornais impressos ainda sejam diários. Dentro de cinco a dez anos vão surgir jornais impressos três dias por semana: às sextas e aos sábados e domingos. Paralelamente, eles oferecerão informações na Internet ou em outras plataformas digitais durante sete dias por semana, 24 horas por dia. O conteúdo desses jornais em papel será mais contextualizado, lembrando o das revistas atuais; os furos e informações quentes já terão sido dados na versão digital.”