Vamos fazer o retrato do internauta do Vermelho!

O portal Vermelho quer conhecer seu leitor. Para isso convoca os internautas que frequentam suas páginas para responderem a uma consulta que iniciamos hoje. Podemos dizer que já uma certa intimidade entre o portal e aqueles que se informam através dele; uma pesquisa anterior serviu para nos conhecermos melhor e adequar a atividade editorial do Vermelho às necessidades de seu público.

Mas já se passaram alguns anos desde então, período em que mudaram a internet, o portal e, com certeza, o próprio público. Nestes anos a internet ganhou novos instrumentos que a tornaram mais ágil e diversificada. Ferramentas como os blogs e, depois, o twitter, se difundiram amplamente. O youtube facilitou a transmissão de vídeos e o desenvolvimento tecnológico permitiu a portais como o Vermelho ampliar sua cobertura, incluindo não só essas novas ferramentas mas também a transmissão de rádio e televisão.

Em agosto passado nosso portal mudou e incorporou este avanço tecnológico. Já se passaram mais de seis meses desde então. Tempo suficiente, pensamos, para uma avaliação em profundidade de nosso trabalho.

Temos certeza, também, que o próprio publicou mudou nestes anos. Cresceu o acesso à internet em nosso país, incorporando milhões de pessoas ao universo cibernético. Em 2005 eram 32 milhões; em 2008 esse número pulou para 54 milhões e este ano com certeza já superou a marca de 60 milhões de internautas – isso significa cerca de um terço da população de nosso país.

O portal Vermelho precisa adequar-se a esse público que cresce com tamanha rapidez. Precisa saber qual fatia dele usa nosso portal para se informar; quer saber quem são estes internautas; o que pensam; onde estão; qual sua idade e sexo; qual sua profissão, escolaridade e renda; com que frequência acessa a internet; como conheceu o Vermelho e com que frequência acessa nosso portal; o que acha das mudanças tecnológicas feitas há seis meses; quais os conteúdos preferidos; que nota que dá ao Vermelho; se é filiado a algum partido político ou entidade social.

O Vermelho tem sido, nos seus oito anos de existência, um instrumento na luta pela democracia em nosso país, uma trincheira na resistência contra os monopólios da mídia e um canal para exprimir os anseios por um mundo melhor, avançado, justo e socialista. É um rumo do qual não abrimos mão. E é com a determinação de avançar nesse caminho que precisamos conhecer melhor o internauta que usa os serviços deste portal não só para se informar mas também para exprimir sua opinião e participar desta luta.

É para isso que é essencial fazer o retrato desse internauta. Assim, convidamos a todos para aparecem na foto, respondendo ao questionário que passamos a publicar desde hoje.