A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Mídia

Lula mira na Globo: não tenho casa em Paraty, nem uso empresa fantasma

Na semana em que se revelou – com 25 anos de atraso – o escândalo envolvendo FHC, a ex-amante e a rede de proteção midiática que blindou o PSDB, as três revistas semanais de maior circulação no país ignoraram a denúncia contra o ex-presidente tucano.

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador

TV Digital, retrocesso à vista?

Desconhecida por grande parte da população, o projeto da TV Digital no Brasil, que pode garantir o acesso a serviços básicos a um grande número de pessoas, está sendo jogado para escanteio. Ela permite que os receptores de TV sejam capazes de apresentar conteúdo audiovisual de alta definição e executar aplicações variadas, transmitidas pela emissora. 

*Por Rafael Diniz e Alan Livio, no site Outras Palavras

O Globo recebe pedido de resposta do advogado de Lula

O jornalista Lauro Jardim, com recorrentes casos de manipulação indevida da notícia, abusou mais uma vez do seu poder como colunista do jornal O Globo. Após a publicação de uma nota na última segunda-feira (15), intitulada “Um processo bilionário”, o jornalista recebeu um pedido de direito de resposta do jurista Roberto Teixeira, que é um dos advogados do ex-presidente Lula.

TV Brasil tem recorde de audiência com Desfile das Campeãs do Rio

A TV Brasil, exibiu na noite do último sábado (13), o “Desfiles das Campeãs do Rio de Janeiro”, com isso, a emissora pública conquistou uma audiência recorde na capital carioca, onde aconteceu os desfiles. A emissora chegou a ficar durante vários momentos em segundo lugar e terminou toda a sua exibição em quarto lugar.

Karnal: Quem lê Veja não está dividido, é absolutamente fascista

Em uma palestra primorosa pelo bom humor e pelo conteúdo, o historiador Leandro Karnal arrancou risos da platéia ao expor de forma jocosa, mas também realista, o leitor da revista Veja, a mais reacionária e segregadora do Brasil.

A minimização da pedofilia e a bizarra matéria do G1

Precisei respirar por uns 10 minutos no saco de pão pra me reintegrar e conseguir finalizar este post. Que a pedofilia é minimizada no Brasil – e, creio eu, no mundo – culpabilizando a vítima – “isso não é roupa de criança”; “com 12 anos já dá pra saber bem o que quer”; “se não falou nada pra ninguém não era tão incômodo assim” – já é sabido.

Por Matê da Luz

O pesadelo do marco das telecomunicações

O que deve pautar a discussão deste tema é o interesse público e a urgência de o Brasil enfrentar o seu grave déficit de infraestrutura de redes de alta capacidade para levar Banda Larga para todos.

Renata Mieli *

O jornalismo cínico e o ponto de não-retorno

O Jornalismo tentou se afirmar como espaço de informação e conhecimento, mas passou a ser um subproduto dentro dos conglomerados midiáticos.

Por Francisco José Castilhos Karam*, no Observatório da Imprensa

Jorge Furtado: Campanha midiática contra Lula é de intensidade inédita

Nunca houve uma perseguição política contra um homem público como a que a direita e sua mídia estão fazendo agora contra Lula. O objetivo é só um: tentam enfraquecê-lo para a eleição de 2018 quando pretendem, pela quinta vez, retomar o poder que perderam em 2002.

Por Jorge Furtado, via Facebook

Dilma escala ministros para campanha nacional contra Zika nos estados

A presidenta Dilma Rousseff acertou nesta quarta-feira (10) os últimos detalhes da mobilização nacional de combate ao Aedes aegypti, convocada para o próximo sábado (13). Ela vai ao Rio de Janeiro e pretende enviar um ministro de estado a cada capital do país para acompanhar os trabalhos das Forças Armadas.

Carlos de Assis: A Globo usa ONG suspeita para denegrir a Petrobras

Que os pretensiosos fiscais da corrupção no mundo, a Transparência Internacional, emitam juízos de valor sobre a Petrobras, não deve admirar a ninguém. Afinal, estamos num sistema democrático e todo mundo pode dizer o que lhe dá na telha, independentemente de responsabilidade. 

Por J. Carlos de Assis, no Jornal GGN

A seletividade da mídia quando o assunto "toca" em seus patrocinadores

A mídia brasileira, sem qualquer compromisso com o jornalismo, protege seus anunciantes. Afinal, eles garantem fortunas em publicidade e não podem ter as suas imagens abaladas junto aos ávidos e alienados consumidores.

Por Altamiro Borges*, em seu blog

1 97 98 99 100 101 328