A seção cultural do Portal Vermelho
Nosso caderno semanal de colaboradores
Sem categoria
Cineclube de "Resistência Marajoara" no Pará
O Projeto “Resistência Marajoara” tem a honra de convidar a comunidade paraense para as sessões de cinema que marcarão as inaugurações dos seguintes cineclubes:
O Projeto Cultural "Resistência Marajoara" em Soure, no Pará, propicia um ciclo de oficinas audio visuais para a juventude marajoara com o objetivo de resgatar sua cultura.
O Público-alvo
1) Alunos do Projeto (alguns dos quais estudantes desta Escola);
2) Alunos que participaram da OFICINA de grafite (com o professor Karlo Rômulo), realizada nesta Escola;
3) Alunos das duas escolas;
4) Funcionários das duas escolas;
5) Professores das duas escolas;
6) Comunidade em geral.
Metas:
1. Introdução aos softwares de montagem;
2. Criação de Blogs;
3. Acesso e envio de filmes no Youtube.
Assista ao vídeo com entrevista do Coordenador do Projeto à Radio Guarany e saiba tudo sobre este Projeto Cultural.
Agenda Cultural
– CINECLUBE CIDADANIA MARAJOARA
Ponto de Cultura Reconquistando a Arte e a Cidadania de Soure
Dia 10 de Setembro de 2009 às 20 Horas
· CINECLUBE CRUZEIRINHO
Casa de Cultura Cruzeirinho
Dia 11 de Setembro de 2009 às 18 Horas
· CINECLUBE PACOVAL
Associação de Moradores do Pacoval
Dia 12 de Setembro de 2009 às 19 Horas
Programação:
· Projeção de fotografias do Projeto RESISTÊNCIA MARAJOARA
· Filmes:
“Chapeuzinho Vermelho no mangue” (Kátia Brito)
Com a participação especial do compositor e instrumentista Mestre Diquinho e dos grupos Cruzeirinho e Tambores do Pacoval, esta tradicional peça infantil foi filmada no manguezal da fazenda São Jerônimo, município de Soure, Ilha do Marajó.
Trilogia marajoara
Documentário realizado pelos alunos do Projeto “Resistência Marajoara” com o artista plástico Ronaldo Guedes, a professora Dirlene Silva e o dinamizar cultural Paulo Alex, que desenvolvem atividades nas comunidades de Soure e Salvaterra, Ilha do Marajó.
A Cobra grande
Filme realizado pelos alunos do Projeto a partir da oficina de máscaras sobre o mito da cobra grande, sob a direção de Isabela do Lago.
A Festa da cobra
Documentário realizado pelos alunos do Projeto sobre a tradicional Festa da Cobra, sob a direção de Francisco Weyl.
Disposta a agradar público de gostos diferenciados e a recuperar um espaço hoje dividido com outras iniciativas semelhantes, a 14ª Bienal Internacional do Livro, maior evento literário do Brasil, começou nesta quinta-feira (10). Nesta edição, feira valoriza jovens, crianças e debates femininos. E, de acordo com os organizadores, o evento ficou mais pop este ano.
Na última sexta-feira, 04 de setembro, o vereador por Goiânia, Fábio Tokarski e uma comissão, formada por representantes culturais da cidade, foram ao gabinete do Secretário Municipal de Cultura, Kléber Adorno, levar propostas e encaminhamentos.
“Nós colocamos os meios de produção nas mãos de quem produz cultura. Isso é um Ponto de Cultura. Isso é Cultura Viva”, disse o secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Célio Turino. Em entrevista à TV Navegar, da Amazônia, ele fala sobre a relação entre cultura e política, a originalidade da cultura e do povo brasileiro e de sua trajetória pessoal.
Depois de anos de abandono, mercado de cinema volta a mirar a classe C com salas em supermercado e nova estratégia. Hoje, famílias com renda entre R$ 726 e R$ 1.195, habituadas a consumir DVDs piratas e ver televisão, só vão ao cinema estimuladas por promoções e sucessos.