Escolas de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Santos fazem os últimos ajustes antes dos desfiles oficiais em apresentações experimentais nos sambódromos
Publicado 04/02/2025 11:33
Em fevereiro tem Carnaval, canta Jorge Ben Jor, mas dias atrás, quando o mês começou, muita gente se deu conta de que em 2025 não vai ser bem assim: é que desta vez o Carnaval cai em março.
O que? Um fevereiro sem Carnaval?
De jeito nenhum!
Se depender das escolas de samba, este fevereiro não passará invicto não.
Além do ritmo intenso de ensaios nas quadras, os chamados ensaios técnicos nos sambódromos vão garantir o gostinho carnavalesco no mês que é sinônimo da data.
Na verdade, os ensaios técnicos, sempre aos finais de semana, já até começaram.
Na capital paulista, desde 18 de janeiro, de sexta a domingo, as agremiações filiadas à Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (LigaSP) estão se apresentando na Passarela do Samba Adoniran Barbosa, do Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo – o sambódromo do Anhembi.
Serão 50 ensaios técnicos até o fim de semana dos dias 14, 15 e 16 de fevereiro. Os ensaios de sexta começam 20h30 (dia 7) e 21h35 (dia 14). Aos sábados e domingos, às 17h. A entrada é gratuita.
Em São Paulo, os desfiles do grupo especial ocorrem em 28 de fevereiro (sexta) e 1º de março (sábado).
No Rio de Janeiro, os ensaios técnicos na Passarela do Samba Darcy Ribeiro (o sambódromo da Marquês de Sapucaí) se iniciaram em 25 de janeiro, e em 1º de fevereiro houve apresentações também.
Os ensaios técnicos seguem nos dias 8, 15, 21, 22 e 23 de fevereiro, começando sempre às 19h. A entrada também é gratuita.
Os desfiles oficiais, do grupo especial, ocorrem nos dias 2, 3 e 4 de março.
Em Santos e Vitória, os desfiles oficiais são antecipados, para evitar concorrência com São Paulo e Rio de Janeiro.
Na capital capixaba, serão nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, no Sambão do Povo.
Na cidade litorânea paulista, os desfiles oficiais estão marcados para 21 e 22 de fevereiro, na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz. E a partir desta sexta, dia 7, haverá sequência de ensaios técnicos no sambódromo, com entrada gratuita.