“Guriatã”: conheça Humberto de Maracanã e o Bumba Boi do Maranhão

Quem nunca visitou o Maranhão para conhecer a festa do Bumba Boi tem agora a oportunidade de ver e ouvir em casa gratuitamente, através da narrativa do mestre Humberto de Maracanã, um pouco desse fenômeno musical maranhense.

Humberto de Maracanã em foto de Renata Amaral

A musicista, produtora e pesquisadora em cultura popular Renata Amaral, que dirigiu e produziu o filme, disponibilizou o link durante o mês de abril para que o público que está em casa, por conta da pandemia do coronavírus, possa conhecer o “maior cantador de Bumba Boi da Ilha de São Luís do Maranhão” e ter contato com a história do grupo Boi de Maracanã. Humberto faleceu em janeiro de 2015.

Assista o filme Guriatã clicando aqui

“Oferenda de amor e admiração pelo mestre que tanto me ensinou sobre vida e arte”, publicou Renata em suas redes sociais. Humberto também foi integrante do coletivo Ponto Br, grupo que reunia mestres da cultura popular e músicos da nova geração interessados em dialogar musicalmente com o fazer desses mestres. Disponibilizar Guriatã ao público é uma forma de apoiar as medidas de isolamento social para evitar o aumento do contágio pelo novo coronavírus.

Quando estava prestes a realizar uma série de palestras em que mostra o Brasil das festas populares, mestres e artistas, Renata teve que cancelar em março as atividades por conta das orientações dos órgãos de saúde. O conteúdo dessas palestras é fruto de três décadas de dedicação às festas populares.

Desde 1991, Renata percorre o Brasil documentando em áudio, vídeo e fotos o universo da cultura popular. Alguns desses registros foram realizados com o grupo A Barca, do qual ela é integrante. Esse volume de informações se transformou no Acervo Maracá, plataforma online em construção, idealizada e coordenada por Renata e com previsão para ser disponibilizada ao público no final deste semestre.

O documentário Guriatã contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2015 e 2016 apresenta registros do Acervo Maracá, que traz em catálogo produções em cultura popular que somam 30 cds, 12 documentários e 2 livros, além de artigos. Em 2019, o acervo recebeu o prêmio Latin Grammy Research Award reconhecido como uma das principais coleções de gêneros tradicionais do Brasil.

Guriatã recebeu os prêmios de melhor filme e melhor filme pelo júri popular no Festival Maranhão na Tela e Menção Honrosa no festival Guarnicê, que acontece no Maranhão desde 1977. Também foi exibido no Festival In-edit, iniciativa dedicada a documentários musicais e que acontece desde 2009 no Brasil.

Sobre Humberto de Maracanã

Guriatã é um pássaro cantador. A comunidade do Boi de Maracanã apelidou Humberto de Maracanã como forma de homenagear o canto do mestre. Nascido em 2 de novembro de 1939, Humberto mostrou facilidade ainda criança para compor toadas de boi. Também era sambista mas foi ao bumba boi que dedicou a vida como compositor, cantador e líder comunitário. Por mais de quarenta anos comandou o Boi de matraca de Maracanã. Entre as toadas que caíram no gosto do povo está “Maranhão, meu tesouro, meu torrão”, uma espécie de hino daquele Estado, gravado pela cantora Alcione. Em 2008 foi homenageado pelo Prêmio Culturas Populares, organizado pelo Ministério da Cultura (Minc). Humberto faleceu no dia 19 de janeiro de 2015 recebendo homenagens de todos os segmentos do Maranhão.

“Guriatã” – Ficha Técnica (2018, 90 minutos)
Direção e Roteiro: Renata AmaralParceria Geral, Edição de Som e Mixagem: André MagalhãesRoteiro e Supervisão de Montagem: Diana GandraEdição e Montagem: Ana Caroline Bittencourt, André Magalhães, Di Gandra, Luiza Fernandes, Renata AmaralProdução Executiva: Aline FernandesProdução Boi de Maracanã: Maria José Lima SoaresFinalização de Imagens: Fogo Filmes (André Finotti)Design Gráfico: Andrea Pedro.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *