I Conferência Estadual do Meio Ambiente do PCdoB acontece na capital.
Na reunião passada do Comitê Central do PCdoB foi convocada para os dias 18 e 19 de maio, em Brasília, a 1ª Conferência Nacional de Meio Ambiente do Partido. O evento nacional irá debater e consolidar a política ambiental do PCdoB. Em entrevista ao Portal Vermelho, o secretário nacional de Meio Ambiente, Aldo Arantes, explica que a conferência está diretamente relacionada ao 13º Congresso do PCdoB, convocado para novembro deste ano.
Por Mariana Viel, da redação do Vermelho
A etapa estadual acontecerá no sábado (27/04) e contará com a presença de gestores do estado e do Secretário Nacional de Meio Ambiente do Partido, Aldo Arantes.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participa nesta sexta-feira (08), em Cidreira (RS), da 29ª Cavalgada do Mar, que ocorre no Litoral Norte Gaúcho.
Para o ex-deputado e diretor-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas e Defesa do Meio Ambiente (INMA), Aldo Arantes, a Rio+20 representou um avanço importante, principalmente pela defesa dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) do desenvolvimento sustentável em contraponto à economia verde de mercado defendida pela Europa como um modelo do grande capital para a saída da crise.
“O texto aprovado pela Câmara na apreciação ao do Senado apresentou um grave retrocesso”, cravou o secretário nacional de Meio Ambiente do PCdoB, Aldo Arantes, referindo-se ao novo Código Florestal. Para ele, duas questões são fundamentais. Uma relacionada às Áreas de Preservação Permanente (APPs), que na sua visão é o ponto mais importante em toda a discussão. A outra é a importância de dar um tratamento diferente ao pequeno produtor.
Em Durban, África do Sul, se discute uma proposta de compromissos em dois novos períodos para o Protocolo de Quioto. O primeiro até 2020, onde os acordos seguiriam os termos já firmados no Protocolo. O outro, a partir de 2020, onde o Brics (grupo dos países emergentes, ao qual o Brasil integra) assumiriam novos compromissos. Portanto, são duas alternativas sendo discutidas: a primeira de aprovar um segundo período para Quioto; e a segunda de aprovar dois novos períodos.