Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, dará posse ao novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Hernan Chaimovich em solenidade nesta terça (24), em Brasília.
Nesta segunda-feira (23), às 9h, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo (PCdoB/SP), ministra aula inaugural no Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec),em São Paulo, e dá o pontapé inicial nas atividades do primeiro curso de graduação em Engenharia de Inovação no Brasil.
O Comitê Técnico de Petróleo e Gás do Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento realizou a primeira reunião de 2015 para apresentação da equipe e discussão das metas. O encontro aconteceu no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) nesta quarta-feira (21).
A necessidade de maior interação na área científico-tecnológica entre os países do Mercosul, da América Latina e do Oriente Médio e a ampliação da parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) pontuaram a conversa entre o ministro Aldo Rebelo e a reitora da instituição, Soraya Smaili, nesta terça-feira (20).
Os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Turismo (MTur), Aldo Rebelo e Vinicius Lages respectivamente, discutem uma série de ações para criar uma rede de conhecimento que possa entrar na agenda da inovação entre as duas pastas.
O Congresso Nacional analisa a Medida Provisória 663/14, que aumenta em R$ 50 bilhões o limite de incentivos financeiros repassados pela União ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Os novos ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação, Turismo e Cidades que assumiram suas pastas nesta segunda-feira (17) garantiram que irão trabalhar para manter e melhorar os projetos já tocados pelos ministérios. O novo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação disse que o principal desafio do Brasil é melhorar a posição do país no setor.
O novo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina Diniz, assume o cargo na segunda-feira (17), em solenidade marcada para as 10h, no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença da presidenta Dilma Rousseff.
O Ministério das Comunicações, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) firmaram um convênio de cooperação no valor de R$ 98 milhões para apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica que contribuam para o desenvolvimento da internet no Brasil.
A pesquisa básica terá destaque este ano no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), disse o secretário executivo da pasta, Luiz Antonio Elias. Segundo ele, o ministro Marco Antonio Raupp determinou que até o início de 2014 seja divulgado o novo edital dos institutos nacionais de Ciência e Tecnologia, já que considera a iniciativa importante para as redes de excelência nessa área.
Após uma campanha intensa pelo reajuste das bolsas de pesquisa, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciaram reajuste de 10% a partir de 1º de julho deste ano. Uma nova correção deve ser feita em janeiro de 2013, mas ainda não se sabe de quanto. O anúncio foi feito durante o 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos, nesta sexta-feira (4), em São Paulo.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta terça-feira (20), durante audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, que o governo federal deve planejar melhor, e antecipadamente, o que pretende fazer ao fim dos contratos de concessão do serviço de telefonia fixa, assinados durante o processo de privatização do setor de telecomunicações, em 1998.