UNEGRO-GO visita Superintendência de Promoção da Igualdade Racial

Dirigentes da entidade esperam maior diálogo entre poder público e movimentos sociais

UNEGRO-GO se reúne com superintendência de igualdade racial de Goiânia

Diretores(as) da união dos Negros pela Igualdade de Goiás – UNEGRO-GO realizaram, na manhã de hoje (09/02), uma visita à Superintendencia de Promoção da Igualdade Racial de Goiânia. O encontro teve o objetivo de conhecer a nova equipe de gestão da pasta, bem como para apresentar as demandas da população negra da capital.

Estiveram presentes na reunião, além dos representantes da UNEGRO-GO, O Secretário de Direitos Humanos de Goiânia, Filemon Pereira Miguel, o Superientendente de Promoção da Igualdade Racial de GoiâniaMarcos Antônio da Silva (Marquinhos Goiá) e sua equipe e o Superientendente de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Antônio José Ferreira e equipe.

Durante a reunião, a UNEGRO ressaltou a importância de estabelecer um diálogo entre poder público e movimentos sociais em prol da elaboração e execução de políticas públicas que contemplem a questão racial englobando diversas questões como, juventude, mulheres, deficientes físicos e cultura negra.

Foram tratadas ainda questões como a preparação da Conferência Municipal da Igualdade Racial, prevista para acontecer esse ano e a realização de um ato público no dia 21 de fevereiro (Dia Internacional contra a Discriminação Social), bem como a necessidade da destinação de recursos para que a pasta tenha condições de atender às demandas sociais, especialmente dos bairros mais afastados.

O presidente da UNEGRO-GO, André Luiz Nascimento, considerou a reunião muito importante e espera que a nova equipe trabalhe em conjunto com os movimentos sociais. "Conversamos muito sobre os problemas da população negra de nossa cidade, especial sobre o extermínio da juventude negra que acontece nas periferias e sobre a necessidade de descentralizar as ações do poder público por toda cidade. É preciso que o Estado tenha abertura para ouvir a voz daqueles que são mais atingidos pelos problemas sociais", concluiu.