Conferência para formulação de políticas de saúde para a mulher avança

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, no dia 10 de maio, a 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher. O objetivo é discutir temas nacionais que vão definir a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

Conferência Municipal de Saúde da Mulher

A etapa municipal contou com a participação de aproximadamente 360 inscritos, dos quais foram eleitos 200 delegados que irão participar da Conferência Estadual, em 27 de junho. Desse encontro sairão outros delegados que irão representar Goiás na Conferência Nacional, onde todos os estados da Federação estarão representados.

Foram abordados quatro eixos temáticos, sendo eles: I – O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; II – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; III – Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres e IV – Políticas públicas para as mulheres e a participação social.

Para Dila Resende, Secretária da Mulher do PCdoB-GO, a construção de políticas públicas quando discutidas com a sociedade e, sobretudo com os segmentos que são alvos de seus objetivos, tendem a apresentar bons resultados. Nesse sentido, a secretária Estadual da Mulher do PCdoB Goiás destacou o engajamento das mulheres goianas e as proposituras levadas ao debate. “Precisamos de políticas públicas que sejam consistentes e que vejam as mulheres por inteiro em sua saúde, no aspecto físico, psicológico e emocional. Estou certa de que avançamos nessa etapa municipal”.

Quatro comunistas foram eleitas delegadas para a etapa estadual. São elas:

Dila Resende – Unegro-Goias
Lúcia Tincon – CPM/UBM
Claudia Herlaine – PCdoB Goiânia
Amparo Leite – Forum de Saúde- Região Oeste