Vice-presidente nacional do PCdoB lança livro no Espírito Santo

 No próximo dia 12, o Espírito Santo recebe a visita do Vice-presidente nacional do PCdoB, Walter Sorrentino. Será uma agenda política e institucional, com diversas reuniões durante o dia, encerrando à noite com o lançamento de seu livro, Anos que Vivemos em Perigo (A Crise Brasileira), que é fruto de um aprofundado debate sobre a atual crise brasileira, causas e desdobramentos.

Convite - Anderson Falcão - sec. de rel. institucionais do PCdoB/ES

Claudio Machado

O lançamento do livro está marcado para as 18hs e 30min do dia 12 de julho, na Ufes, sala 3 do anexo do CCHN (elefante branco), campus de Goiabeiras.

Como disse Walter em uma entrevista, “Esse livro é uma contribuição ao debate. Foi escrito em tempo real, mas com um alinhamento muito concentrado e coerente, buscando fazer a leitura da realidade, da situação do Brasil e do golpe. São situações tão tempestuosas e inéditas que acabei por decidir em fazer a edição do livro”. O livro conta com a apresentação do jornalista e escritor Aldo Rebelo e ao final dessa matéria pode ser lida uma resenha feita pelo escritor Durval de Noronha Goyos Junior, presidente da União Brasileira de Escritores.

Antes do lançamento, Sorrentino cumprirá outros compromissos dentro da agenda programada. Pela manhã terá uma reunião com a Comissão Política Estadual do PCdoB capixaba, quando debaterá com os dirigentes locais a conjuntura nacional e estadual, seus possíveis desdobramentos, as expectativas para 2018, as principais tarefas do PCdoB nessa quadra histórica brasileira.

Dentre as tarefas está a contribuição máxima do Partido Comunista do Brasil para a constituição de uma Frente Ampla que aglutine forças capazes de derrotar o governo Temer e sua plataforma neoliberal regressiva, em especial as reformas trabalhista e previdenciária em curso no congresso nacional. Também será abordada a reforma política debatida no Congresso que, a depender do teor das mudanças que venham a ser feitas no sistema eleitoral, poderá inviabilizar a representação dos pequenos partidos, das minorias e dos setores mais fragilizados da população brasileira nos parlamentos nacional, estaduais e municipais.

Outra prioridade do PCdoB em 2017 é a realização de suas Conferências municipais e estadual, quando serão renovadas as direções, elaborado o planejamento e definido o plano do ação para 2018 e 2019, e a participação dos comunistas do Espírito Santo na construção e realização do Congresso nacional do Partido, que ocorre a cada 4 anos e que em sua 14ª edição, terá uma importância redobrada em função da viragem autoritária pelo que passa o Brasil, inaugurada com o golpe que resultou na deposição da presidenta Dilma.

A direção capixaba do PCdoB também irá expor ao dirigente nacional o detalhamento das tratativas que estão em curso com o deputado estadual Enivaldo dos Anjos, para sua possível filiação e candidatura a uma das vagas de senador nas eleições de 2018. Da mesma forma, será informada a etapa de construção da candidatura de Neto Barros (PCdoB) prefeito de Baixo Guandu, ao governo do estado.

Na parte da tarde Walter Sorrentino irá se reunir com Enivaldo, quando será apresentada ao deputado uma síntese dos principais eixos programáticos do PCdoB, suas formulações para atuação na atual conjuntura e os principais caminhos defendidos pelos comunistas para o desenvolvimento nacional e superação da crise econômica, contidos no Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento do Partido.

Sobre o Livro:

Resenha de “Anos que vivemos em perigo: a crise brasileira”, por Durval Noronha Goyos Jr.

http://waltersorrentino.com.br/2017/03/31/15683/

Por Durval de Noronha Goyos Junior

Walter Sorrentino é um pensador extraordinário com sólida formação humanística e que, embora médico de formação, optou por servir ao Brasil através do engajamento político e de ações para o bem da cidadania. Ele é vice-presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), entidade à qual está afiliado desde a época da faculdade, cursada na Universidade de São Paulo (USP), na cidade de Ribeirão Preto, e membro do Conselho Consultivo da União de Escritores Brasileiros – UBE.

Seu livro, “Anos que vivemos em perigo: a crise brasileira”, lançado na cidade de São Paulo no dia 30 de março de 2017, é um lúcido e denso registro histórico dos desdobramentos políticos que levaram ao golpe parlamentar e judiciário  a destituir a presidente eleita da República, Dilma Roussef, bem como das respectivas inspirações espúrias. A obra tem uma excelente apresentação do escritor e jornalista Aldo Rebelo, quem observa com muita propriedade que “o governo Dilma caiu pela ação corrosiva antinacionalista e antidemocrática dos grupos conservadores, mas também por incapacidade de reunir amplas forças políticas e sociais para neutralizar a ofensiva conservadora”.

Walter Sorrentino analisa, em ordem decrescente de data, de 2016 para 2015, os efeitos do governo ilegítimo, impopular e desprovido de mandato público de Michel Temer, para concluir de forma inexorável que “a soberania do voto popular é o caminho para o desfecho da crise brasileira”. Tal conclusão não é fundada apenas no amor pela observância do Estado de Direito e do regime constitucional brasileiro, muito caro à Nação. O Autor examina, para além dos aspectos legais, as consequências da imposição de uma ilegítima nova ordem sócio econômica ao País. Estas nefastas ameaças encontram-se muito bem elencadas num Anexo à obra, que é de leitura obrigatória para todos aqueles que se interessam pelo nosso futuro.

Ao clamar pela unidade na resistência à cruel agenda que destrói as conquistas legais, sociais e econômicas do povo brasileiro, Walter Sorrentino  observa que a luta será dura, complexa e de longa duração, tendo sentido estratégico ao se voltar “contra forças poderosas externas e internas do neoliberalismo e imperialismo”. Ele reitera ao longo da obra que a crise brasileira exige uma solução democrática. O Autor enfatiza ainda que o Brasil necessita de um novo projeto nacional de desenvolvimento econômico e social que assegure sua soberania, democracia e política exterior independente.

A importante obra de Walter Sorrentino está fadada a se tornar um livro de referência obrigatória para a compreensão da situação brasileira atual bem como para a busca de sendas seguras para os interesses da Nação.