Ciclo de palestras recebe economista Tânia Barcelar

Promovido por uma parceria entre o Instituto Maurício Grabóis (IMG – Pernambuco), o gabinete do Deputado Estadual Luciano Moura e o Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), iniciou no último dia 09

Durante duas horas, a economista Tânia Barcelar falou sobre o tema “Ambiente mundial e Nacional e as cidades”. Na ocasião, a palestrante abordou os problemas urbanos do ponto de vista da economia, levando em consideração fatores relevantes como demografia, recursos naturais e ciência e tecnologia. Na explanação, ela falou dos aspectos internacionais e defendeu que a hegemonia do modo de vida e forma de consumo norte-americanos está com os dias contados. Segundo a economista, em 2050 a economia mundial mais importante será a chinesa, mesmo com os aspectos negativos que a levaram a chegar nesse patamar, como o desgaste ambiental. “A hegemonia dos EUA continuará nos próximos 20 anos, mas o mundo será multipolar quando o assunto for economia, com crescente peso na Ásia”, disse.


 


Quando o assunto foi Brasil, a economista disse que o país não vem acompanhando o quadro mundial, falou das tendências de intensificação da urbanização nas médias e pequenas cidades, da redução da migração nas cidades grandes e do processo de favelização. Em seguida, Barcelar defendeu o sucesso das políticas públicas sociais e falou da importância de investir nas políticas públicas urbanas, como é o caso do saneamento e habitação. “Programas como o Bolsa-Família diminuem a concentração de renda e reduz a desigualdade. O consumo dinâmico nas áreas mais pobres precisa ser levado em consideração. Essas iniciativas já vêm cumprindo papel forte nos grandes centros. E unidas às políticas urbanas é possível criar uma segunda via e melhorar ainda mais o desempenho da agenda nas cidades”, completou.


 


Tânia referiu-se ainda ao problema do desemprego como o “calcanhar de aquiles das cidades” e considerou ser o maior de todos os desafios urbanos. Outros desafios também foram citados. Entre eles “Como construir padrões apropriados de conservação ambiental?”, “Como fortalecer a capacidade de planejamento e controle urbano?”, “Como articular autonomia municipal com diálogo de metrópole?” e “ Como romper a cultura de segregação expressa nas barreiras urbanísticas?”.


 


Para finalizar a atividade, diversos participantes foram à tribuna tirar dúvidas e fazer questionamentos à professora, entre eles, o prefeito de Camaragibe, João Lemos(PCdoB), a prefeita de Olinda, Luciana Santos (PCdoB), e o Deputado Estadual, Silvio Costa Filho (PMN). Também estiveram presentes os Deputados Estaduais Pedro Eurico e Luciano Moura(PCdoB), além do vereador do Recife Jurandir Liberal (PT), do vereador João Dindo (PCdoB) de Olinda,  e  do vereador de Paulista Jorge Rocha (PCdoB).


 


A atividade, coordenada pelo vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, foi a primeira de uma série de palestras com variados temas sobre os principais problemas que afligem a população que vive nas grandes cidades. Para este primeiro ciclo já estão marcadas outras duas datas que acontecerão sempre nas quintas-feiras, às 9h.


 


A próxima palestra do Ciclo será realizada no dia 23 de agosto. O Secretário da Prefeitura do Recife, João da Costa, faz um momento de explanação com o tema “Democracia e poder local. A participação popular na gestão pública”. Já no dia 13 se setembro Fernando Bezerra Coelho, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de Pernambuco, fala sobre o papel do poder local face ao novo ciclo de desenvolvimento econômico. A entrada é franca.


 


Do Recife,
Manuella Bezerra de Melo