UNEGRO RS participa de Plenária Nacional

A Unegro RS estará participando, neste final de semana (13 e 14) da Plenária Nacional do Movimento Negro no Rio de Janeiro. Ela tem por objetivo preparar o lançamento do Congresso Brasileiro de Entidades Negras, que será entre os dias 3 e 6 de Julho de 20

Um dos principais marcos referênciais para este importante segmento dos movimentos sociais é fortalecer a  ação das entidades negras como  principal marca do movimento negro contemporâneo na luta contra todas as formas de opressão e contra o neoliberalismo.



 
Além da Unegro outras entidades representativas do movimento negro gaúcho estarão participando da plenária. Ele ocorrerá no IMAS (Istituto de Ação Social), na capital carioca.


 


 


Histórico


 


No dia 7 de Julho de 1978, em um Ato Público nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, foi lançado o Movimento Unificado contra a Discriminação Racial (MUCDR), depois transformado em Movimento Negro Unificado (MNU). A partir daí, diversos grupos e entidades negras são criados entre os jovens, as mulheres, os sindicalistas, os religiosos, os esportistas, os empresários e diversas formas de organização da população negra brasileira.


 


Surgiram as iniciativas de  articulações por Estado, por Região e em âmbito nacional. É bastante significativa a realização dos Encontros Regionais de grupos e entidades do Sul/Sudeste, Centro/Oeste e Norte/Nordeste. A região Norte/Nordeste foi quem mais avançou nesse processo chegando a realizar o X Encontro das Entidades Negras das Regiões Norte/Nordeste.


 


Destes encontros surgiu a necessidade de convocar um Encontro Nacional de Entidades Negras (ENEN) que foi realizado em 1991, na cidade de São Paulo, onde foi criada a Coordenação Nacional de Entidades Negras, a CONEN.


 


Como decorrência dessa mobilização surgem importantes entidades de âmbito local ou regional e importantes organizações e articulações nacionais  ganham visibilidade no cenário político do país.


 


Toda essa movimentação fortaleceu a ação de militantes, negros e negras, organizados em grupos e entidades em praticamente todas as regiões, cumprindo a principal meta no período, que foi a de difundir por toda a sociedade qual era a situação de discriminação, preconceito e racismo em nosso país.


 


Este histórico de organização é a referência para propormos a realização de um Congresso Brasileiro de Entidades Negras.


 


A trajetória de organização da população negra na diáspora tem sido marcada, nacional e internacionalmente, por Encontros, Conferências, Convenções e Congressos.


 


No Brasil é importante lembrarmos do I Congresso Afro-Brasileiro realizado em Recife/Pernanbuco no ano de 1934 e o II Congresso Afro-Brasileiro realizado em Salvador/Bahia  em 1937, dois congressos de caráter acadêmico e/ou científico organizados pela intelectualidade brasileira da época. No ano de 1945, enquanto no exterior era realizado o V Congresso Pan-Africanista, na cidade de Manchester na Inglaterra, em São Paulo, estava sendo organizado pelo Teatro Experimental do Negro, a I Convenção Nacional do Negro, que lançou um manifesto à nação propondo, entre outras reivindicações, a formulação de uma lei anti-discriminatória. Um outro momento importante foi a Conferência Nacional do Negro instalada em maio de 1949. Reuniu representantes de organizações negras de vários Estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A Conferência visava articular um programa para organizar a comunidade negra e ampliar a consciência popular a respeito do caráter racista das teorias antropólogicas e sociológicas convencionais. Entre os conferencistas estavam Abdias do Nascimento, Edson Carneiro, Guerreiro Ramos, Roger Bastide, Florestan Fernandes, Aguinaldo Camargo, entre outros. Esta conferência deu continuidade aos seus trabalhos através da criação de um comitê de organização do I Congresso do Negro Brasileiro, que foi realizado no Rio de Janeiro no ano de 1950.


 


Realizando uma ponte entre esses momentos importantes de organização da população negra do passado com a de nossos dias propomos as seguintes datas para o processo de organização do Congresso Brasileiro de Entidades Negras:


 


1 – Assembléia Nacional nos dias 13 e 14  Janeiro de 2007,  no Rio de Janeiro, com ampla convocação de todas as  entidades nacionais e representações de organizações de jovens, mulheres, sindicalistas, quilombolas, pesquisadores,  religiosos e outros segmentos organizados em torno da luta de combate ao racismo em nosso país, para um primeiro debate nacional sobre  a construção do Congresso Brasileiro de Entidades Negras. Propomos que as organizações presentes a esta assembléia  assumam a responsabilidade de massificar o debate em seus Estados e Regiões sobre o que queremos com a realização do Congresso.


 


2 – Conferência Brasileira de Entidades Negras nos dias 6, 7 e 8 de Julho  de 2007, em local a ser definido, para lançamento  do comitê/coordenação  do Congresso , comissões necessárias para sua construção, definição do temário, delegação, regimento e calendário para a realização do Congresso Brasileiro de Entidades Negras.


 


Geovani Machado
Direção Nacional e Estadual da Unegro
Membro do CE do PCdoB RS