Rio Grande do Norte verá na quarta-feira eclipse total e global

Na próxima quarta-feira (29), pela primeira vez na história um eclipse solar será visível em todos os continentes. No Brasil, o fenômeno será visível no Nordeste, a partir das 7h35, hora de Brasília. O mel;hor posto de observação será Timbaú do Sul, próxi

O fenômeno será o primeiro eclipse total visível do Brasil neste século. E depois dele, o próximo só ocorrerá em 2045.

Na linha central o eclipse dura cerca de 1m 36s, e diminui para para pouco menos que 1m nas bordas da sombra. Em Natal a totalidade ocorrerá entre 5h 35m 02s e 5h 36m 34s.

O eclipse total poderá ser visto em uma faixa de 129 km, que parte do Nordeste brasileiro, atravessa o Atlântico e a África do Norte, cruza a Ásia central e chega à Mongólia. Uma faixa mais ampla, do norte da África, Europa e Ásia, terá uma visão parcial do fenômeno.

O Geobusca, primeiro portal brasileiro compatível com o Google Earth, abriu uma página com informações sobre o eclipse. O Geobusca também oferece para download gratuito um arquivo do Google Earth completo, com toda a trajetória do eclipse total do Sol, horário e duração em cada ponto percorrido. Acesse o Geobusca em http://www.geobusca.net.

Com agências