Estudantes baianos vão às ruas em defesa do passe livre

Os estudantes de Salvador/BA saíram às ruas, mais uma vez,  em defesa do passe livre e de  melhorias no sistema de transporte público. A passeata ocorrida hoje(18/4) contou com a participação de cerca de 1 mil estudantes e f

“É o sistema que tem que mudar; não se pode parar de lutar senão não muda”, da música de Charlie Brown Jr, era uma das frases em destaque no panfleto que convocou a manifestação dos estudantes da capital baiana em defesa do passe livre para estudante e ampliação das conquistas obtidas a partir de 2003, com a chamada  “A Revolta do Buzu”, que mobilizou  milhares de estudantes.   
Os manifestantes  partiram da Praça do Campo Grande e seguiram em direção ao Centro Histórico até a Praça Tomé de Souza onde uma comissão de estudantes foi recebida pelo  prefeito João Henrique(PDT) e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Valdenor Cardoso.
Recentemente, o sistema de transportes na capital baiana  passou por modificações importantes com a adoção do sistema de bilhetagem eletrônica semelhante ao sistema adotado em Recife, Pernambuco. Esse sistema abrange tanto estudantes(meia passagem), como trabalhadores(vale transporte). Para os estudantes,  permite unir no mesmo cartão eletrônico, a meia passagem nos transportes e a meia entrada nos cinemas e estabelecimentos culturais. “A meia entrada eletrônica nos cinemas teatros e demais espetáculos culturais e esportivos é um avanço para os estudantes, porém, vamos realizar diversas manifestações até termos a garantia da ampliação dos direitos dos estudantes como o aumento da cota de recarga mensal e o aumento da quota de meias passagens/mês”, disse Juremar de Oliveira, presidente da União dos Estudantes da Bahia(UEB). Ele  lembra que a unidade e a disposição de luta dos estudantes é fundamental para ampliar as conquistas obtidas e ir além. “Nosso compromisso
ultrapassa as conquistas que tivemos até agora. Lutamos pelo passe livre para os estudantes. Entendemos que ele é uma forma de combater a evasão escolar  e trazer para a escola  milhares de jovens que estão fora dela por não poderem pagar meia passagem”, disse o presidente da UEB.     
Na audiência com os estudantes, o prefeito João Henrique mostrou-se a princípio receptivo às reivindicações apresentadas de aumento da cota mensal de meio-passe ou a instituição da cota ilimitada e o aumento da possibilidade de recargas dos cartões eletrônicos, que passariam de três vezes a seis vezes ao mês.
Nessa quarta(19/4), às 10 horas, acontece na Câmara Municipal de Salvador, uma audiência pública com a participação das entidades estudantis,  Ministério Público e representantes da Prefeitura Municipal para debater  essas reivindicações.