Venezuela é o país mais empreendedor do mundo, diz estudo

A Venezuela ocupa o primeiro lugar em atividade empreendedora segundo o Observador Global da Iniciativa Empresarial (GEM, na sigla em inglês), segundo informou hoje o Programa de Apoio à Competitividade da Coopera&ccedi

Os resultados da investigação indicaram que o país possui 25% de atividade empreendedora, isso quer dizer que um em cada quatro venezuelanos está iniciando seu negócio ou já transita no caminho das iniciativas empresariais. Em segundo lugar está a Tailândia, com 21%, e em terceiro a Nova Zelândia, onde o índice chega a 18%.

 

Curiosamente, a investigação também revelou que o estímulo primário para montar um negócio próprio na Venezuela é a “necessidade”, enquanto que na Nova Zelândia lidera como o país onde as pessoas empreendem um negócio por “motivação”, com 90%. O tipo de negócio preferido pelos venezuelanos são os que se referem às vendas de alimentos, seguido por restaurantes, comércio de têxteis e artigos para o lar, localizando em terceiro lugar o setor das telecomunicações e internet.

 

Durante o ano de 2005, um total de 36 países e mais de 200 pesquisadores de reconhecidas universidades participaram do estudo. Na Venezuela, ele foi dirigido pelo Centro de Empreendedores do Instituto de Estudos Superiores de Administração (Iesa), representante do GEM no país. O Observador Global da Iniciativa Empresarial é monitor mundial desse tipo de operação cujo objetivo é avaliar o processo e a evolução da criação de novas empresas nas nações.

 

Sobre isso, Rebeca Vidal, uma das representantes do observatório disse que o centro “tem como missão fomentar o espírito e a atividade empreendedora, através da formação de indivíduos capazes de transformar idéias em empresas sustentáveis e inovadoras”. Ela afirma que o estudo da GEM se realiza mediante um processo de amostragem aleatório e estratificado que não inclui perguntas sobre o apoio institucional em pré-incubação ou incubação empresarial, “por isso não é possível identificar o alcance das atividades de nenhuma instituição envolvida nestes processos, mediante os resultados do estudo”.

 

Entre as principais atividades planejadas para o ano de 2006, Vidal menciona a abertura do 1º Programa para Investidores Ángeles, o Concurso Ideas, o 3º Programa para Empreendedores, e o Lançamento Empresarial.

Da Redação
Com agências