Cepal: Venezuela e Argentina terão o maior crescimento

A Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) subiu ontem sua avaliação de crescimento para as economias da região em 2006 para 4,6%. A projeção anterior era de cerca de 4,

Em 2005, as economias da América Latina e Caribe cresceram em seu conjunto 4,5%. “A prolongação das boas condições internacionais irá favorecer o crescimento em 2006”, disse a organização em um comunicado. “O dinamismo do intercâmbio comercial mundial, liderado pelas economias asiáticas, permitiu a manutenção dos elevados preços dos produtos básicos. Estes, somados a uma demanda interna ativa, continuarão sendo os principais impulsionadores da expansão latino-americana”, afirmou.

 

Segundo as estimativas da Cepal, as economias do Brasil e do México podem crescer 3,5% em 2006, enquanto que na Argentina irá se expandir 7,5% este ano, no maior aumento previsto para um país da América Latina. A Cepal disse ainda que para 2007 espera-se uma leve redução no crescimento regional, com uma variação de 4,1% de acordo com os dados proporcionados por uma tabela com as projeções.

 

Para 2006, a Cepal estima que a inflação se manterá em um nível similar ao de 2005 na região, entre 5% e 7%. O dinamismo da demanda interna favorecerá a expansão da economia da Argentina este ano, enquanto que no caso do Brasil uma redução da taxa de interesse deve incidir em uma resposta “significativa” da demanda interna.

 

Da Redação
Com agências