Haiti comprará petróleo da Venezuela a preço preferencial

Da mesma forma como várias nações caribenhas, o Haiti comprará petróleo da Venezuela a preços “preferenciais”, segundo informou hoje o presidente eleito haitiano René Preval. “Os altos custos do pet

As declarações foram feitas por Preval no aeroporto internacional de Porto Príncipe ao voltar de uma visita a Cuba, onde conversou com o presidente Fidel Castro sobre uma ajuda oferecida à nação mais pobre das Américas.

 

O presidente comentou que na ilha socialista discutiu com Adán Chávez, embaixador venezuelano em Havana, a incorporação do Haiti a Petrocaribe.  A iniciativa do presidente Hugo Chávez permite, desde 2005, que se venda combustível a 13 nações com um financiamento generoso por 25 anos.

 

“Pretendemos conciliar um auxílio e tratar de dissimular os cortes elétricos, já que os 30 megawatts disponíveis na capital não satisfazem as necessidades”, comentou o governante eleito em primeiro turno eleitoral em 7 de fevereiro passado. Préval tomará posse em 14 de maio.

 

Preocupado em assegurar o desenvolvimento local, Préval tem projetado alianças com seus vizinhos latino-americanos e caribenhos. No mês passado realizou um giro pelo Chile e também falou diante do Conselho de Segurança da ONU.

 

Identificado como o promotor das relações entre Cuba e Haiti, que viveram momentos importantes durante o seu mandato anterior – de 1996 a 2001 – Préval disse que a colaboração em matéria de saúde é fundamental. “Os médicos cubanos radicados nos lutares de mais difícil acesso realizaram mais de oito milhões de consultas e 100 mil operações em pouco mais de seis anos”, informou.

 

Centenas de jovens haitianos se preparam como aprendizes em Cuba, enquanto que um número significativo de pacientes recebe tratamento de visão na província oriental de Santiago de Cuba, como parte da Operação Milagre.

 

O plano cubano-venezuelano oferece atenção oftamológica gratuita a latino-americanos e caribenhos de origem pobre. Fontes oficiais testemunham que no caso particular do Haiti foram realizados 25 vôos, que somam cerca de 600 pacientes atendidos e operados.

 

Da Redação
Com informações da Prensa Latina