MST chega em marcha para o 2° FSB

Cerca de 2.000 agricultores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT) entrarão na cidade do Recife em marcha para participar do 2º Fórum Social Brasileiro, que acontecerá de 20 a 2

Depois do almoço os agricultores se juntarão à Marcha de Abertura do Fórum Social Brasileiro, que sairá da Praça do Derby e seguirá pela Av. Conde da Boa Vista até a Praça do Carmo. A comitiva de frente da marcha será formada por crianças do MST, as sem-terrinha, que carregarão a faixa do FSB.

A Via Campesina ainda estará presente no II Fórum Social Brasileiro com o painel “Descarillemos la OMC. Dez anos Bastan!”, que discutirá os dez anos das políticas agrícolas da Organização Mundial do Comércio e a Campanha contra a Alca e a OMC. O painel, que acontecerá no dia 21 de abril, pela manhã, no Teatro do Parque, contará com a presença do uruguaio Alberto Villareal, o boliviano Francisco Quisbert e Marta Harnecker, do Chile, além de representantes da CPT e do MST. No dia 23 de abril, ultimo dia do Fórum, acontecerá a plenária da Via Campesina.

Além de participar da atividade da Via Campesina, o MST, que faz parte do Comitê Organizador do Fórum, promoverá três grandes atividades. O debate “América Latina, desafios de uma pátria livre” acontecerá no Teatro do Parque, na noite do dia 21. Marta Harnecker, pesquisadora chilena que morou anos em Cuba e na Venezuela, e o venezuelano Maximilen discutirão a atual conjuntura da América Latina e os movimentos sociais no continente. O debate será coordenado pelo prefeito do Recife, João Paulo.

No dia 22, pela manhã, haverá uma oficina sobre os dez anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, que matou 19 trabalhadores rurais, deixou centenas de feridos e 69 mutilados. Depois de 10 anos, os 155 policiais que participaram da operação permanecem soltos. A oficina faz parta da campanha pela punição dos culpados. Nesse mesmo dia, à tarde, o monge beneditino e autor de 26 livros, Marcelo Barros e Ademar Bogo, escritor e militante do MST, debaterão sobre ética e formação militante, na Quadra da Educação Física.

Durante o Fórum, será também lançada em Pernambuco a “Campanha em Solidariedade às Mulheres da Via Campesina”, que estão sendo perseguidas pela polícia e pelo governo do Rio Grande do Sul, por conta da ação do dia 8 de março, na companhia Aracruz Celulose.

O MST também é convidado de várias outras oficinas e atividades durante todo o Fórum, como os debates “A luta contra os Transgênicos no Brasil: Desafios e perspectivas para os movimentos sociais e organizações da sociedade civil”; e “O que a OMC tem a ver com Nordeste”.