Vanessa Grazziotin defende novas regras de campanha para este ano

Enquanto aguarda a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a validade das novas regras eleitorais para este ano, a deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) avalia que a nova lei, aprovada na quarta-feira (19), no Senado, vai mudar a c

Ela refuta a cobrança feita pela imprensa de que a Casa poderia ter realizado mudanças mais profundas, destacando que "não temos a pretensão de fazer que esse projeto seja uma reforma política. A matéria foi apresentada num momento de crise, para modificar o processo de campanha eleitoral".

Para a parlamentar, a lei limita muito os gastos de campanha, o que vai reduzir a desigualdade nas campanhas. E considera "um passo para aprovar o financiamento público de campanha, que vai igualar as campanhas de todos os candidatos", explica.

A parlamentar enumera as medidas que considera importantes para disciplinar as campanhas eleitorais. "Elas vão transformar radicalmente as campanhas eleitorais no Brasil", afirma. E manifesta o desejo de que o tribunal eleitoral defina pela validade das novas regras já para as eleições de 2006.

Novas regras

Pelas novas regras, está proibida a realização de showmício e a distribuição de camisetas, bonés, canetas ou qualquer tipo de brinde. Também não será mais permitida a veiculação de propaganda de candidatos em outdoors e backlights (luminosos). Vanessa lembrou ainda que foi proibido o uso de carros de som e os trios elétricos que, destaca ela, "somente uma meia dúzia de candidatos pode pagar".

"A campanha eleitoral na televisão também está regulamentada. Não serão mais permitidas aquelas imagens externas que mostravam não o candidato, e sim um produto", destaca Vanessa. Também foi proibida a divulgação de pesquisa eleitoral 15 dias antes das eleições, lembrou a parlamentar comunistas, para que as novas regras permite uma situação de maior equilíbrio entre os candidatos e diminuição dos gastos de campanha.

De Brasília

Márcia Xavier