PT cearense aprova aliança com Cid Gomes

Cerca de 350 delegados participaram do XVII Encontro Estadual do PT do Ceará, realizado nesta sexta-feira, dia 21, em Fortaleza. A principal questão em debate foi o apoio ao ex-prefeito de Sobral, Cid Gomes(PSB), como candidato a governador por uma

”Muito obrigado pelo gesto de confiança, muito obrigado pelo gesto de solidariedade. Podem ter certeza, podem ter convicção, vocês não irão se decepcionar. Examinem a minha história, a minha vida, examinem os meus compromissos e eles certamente me credenciam a me permitir a aceitar esse gesto de confiança, esse gesto de desprendimento de cada um dos militantes do Partido dos Trabalhadores”. Foi assim que o pré-candidato a governador, Cid Ferreira Gomes (PSB), agradeceu aos delegados do PT pela decisão de apoiá-lo na campanha ao Governo do Estado.
Cid Gomes chegou ao local do encontro petista logo após o anúncio do resultado da votação em que os petistas, na sua maioria, resolveram pedir votos para Cid e apontar o vereador Francisco Pinheiro para ser o companheiro de chapa, ocupando o cargo de vice-governador.
Sobre a escolha de Pinheiro para vice-governador, Cid Gomes falou: “Meu caro Pinheiro nós temos que amiudar e aprofundar a elaboração de uma plataforma, de um projeto que pense na educação, na saúde, na segurança publica, na geração de emprego, e esse, certamente, será o nosso maior estandarte, será a nossa maior bandeira”.

Campanha propositiva, participativa e bonita

Cid Gomes, no seu discurso, pediu que fosse feita uma campanha diferente: “Nomes são resultados de um processo coletivo e é fundamental que a gente altere também a forma tradicional de se fazer campanha, fazendo uma campanha propositiva, participativa, bonita, que possa entusiasmar cada um dos rincões deste Estado, de Salitre ao Chaval, de Penaforte a Icapuí. Que a gente possa reunir em torno de um só projeto, que não será o projeto do Cid, não será o projeto do Pinheiro, mas será um projeto diferente, um projeto novo, que possa envolver e engajar cada um daqueles que sonham um Ceará melhor. E a essa tarefa eu quero me somar, colocar a minha voz, a minha experiência para que possamos, coletivamente, lutar e construir o Ceará melhor. Vamos em frente. Essa luta não será fácil mas será bonita. Essa campanha vai envolver e vai, certamente, incorporar cada cearense´.
Cid Gomes agradeceu, em nome do Partido Socialista Brasileiro, “o desprendimento, a abnegação, a grandeza do gesto do PT”. Ele disse que o PT tem quadros, propostas e coerência para poder lançar um candidato a Governador do Estado com perspectiva de vitória. “Mas vocês aqui dão uma demonstração de compreensão da complexidade do momento nacional e abre mão de uma candidatura própria, em nome de uma construção de uma aliança mais ampla, que envolva o PSB, o PC do B e que possa ser ampliada, essa será uma discussão que teremos pela frente, no sentido da gente reunir todas as forças, todos aqueles pensamentos que nos unem, que clamam por um Ceará renovado, um Ceará diferente”, afirmou.
Disse ainda que há muitos anos tem uma relação harmoniosa com o Partido dos Trabalhadores, de objetivos comuns, de sonhar juntos um País, um Estado e uma cidade melhor para o povo. “São mais de nove anos de uma relação fraterna, construída em cima do trabalho pela transformação da nossa sociedade”.
Cid Gomes declarou que para ele está claro que os cearenses anseiam que haja uma reviravolta, uma transformação, no Estado do Ceará. E são as pessoas mais humildes, os trabalhadores, que mais sofrem as agruras de um Estado deficiente de infra-estrutura, de um poder público que não está voltado para os mais pobres, os mais carentes, os mais necessitados.

Identidade petista
A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, defendendo a formação da aliança para apoiar Cid Gomes, disse que essa composição não iria tirar o brilho do PT que tem luz própria. ´Ninguém pode acabar o brilho do Partido dos Trabalhadores. O companheiro Pinheiro sendo vice não vai mais representar grupo A, B, C ou D. O companheiro tem que nessa missão assumir o compromisso da defesa dos interesses do Partido dos Trabalhadores. Nós vamos inteiros porque não tem nenhum partido de esquerda maior do que o PT no Ceará. Nós vamos inteiros porque nós temos confiança nessa grande decisão. Enquanto os cães ladram a caravana passa. E a caravana do PT não tem quem segure. O filiado, no seu município, tem que fazer a campanha das bandeiras do PT. Nós estamos subordinados a uma composição, mas a composição não tira de nós a nossa identidade. Aqui em Fortaleza nós não vamos abrir mão da nossa identidade. Esperamos que nos municípios cada companheiro levante sua bandeira sem perder a sua identidade de petista socialista, radical, e que quer transformar essa sociedade num mundo mais justo, mais digno.
Com informações do jornal Diário do Nordeste.