Atividades chamam atenção para acidentes e doenças do trabalho no Recife

Para marcar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, várias entidades ligadas ao mundo do trabalho pretendem chamar a atenção da população para o problema da segurança e da sa

Na próxima sexta-feira (28), será lembrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. No Recife, as atividades em torno da data começam um dia antes, com um ato público, na Estação Central do Metrô. A idéia é chamar a atenção da sociedade para a problemática da segurança e da saúde nos locais de trabalho.

A data relembra o outro lado do trabalho: o que acidenta, incapacita e mata. É também uma homenagem às vítimas – trabalhadores mortos, doentes e mutilados. No ato da quinta-feira, haverá panfletagem, apresentação de teatro, exibição de vídeos sobre temas relacionados à saúde no trabalho, atendimento de denúncias e orientação aos trabalhadores.

Já no dia 28, várias entidades estarão promovendo um seminário, no auditório do Senac, na Boa Vista. O evento, que acontecerá das 8h30 às 17h30, será dividido em três temas: Acidente de trabalho como forma de violência, As novas relações de trabalho, os processos produtivos e a invisibilidade das doenças e Uma proposta intersetorial em saúde do trabalhador na busca pela integralidade das ações. 

Os debates serão amplos, com participação de médicos, educadores, integrantes das delegacias do trabalho, procuradores do trabalho e representantes dos trabalhadores. Para participar do seminário, os interessados deverão de inscrever no CEST-Recife, doando um kit higiene (creme dental, escova dental, sabonete e desodorante) ou um livro de literatura infanto-juvenil novo. O material arrecadado será doado ao Instituto de Assistência Social e Cidadania – IASC.


Triste realidade –
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), anualmente, ocorrem no mundo cerca de 160 milhões de casos de doenças ocupacionais e 270 milhões de acidentes de trabalho. Todos os dias, morrem, em média, cinco mil trabalhadores devido a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho. Dos trabalhadores mortos, 22 mil são crianças, vítimas do trabalho infantil.

No Brasil, os números também são bastante expressivos. Em apenas um ano, foram registrados, segundo o INSS, mas de 400 mil acidentes de trabalhos, que resultaram em quase três mil mortes e maiôs de 12 mil casos de invalidez permanente.

Estes dados, no entanto, não representam a realidade, pois se referem apenas aos trabalhadores que possuem carteira assinada. Ocorrências envolvendo trabalhadores rurais, servidores públicos e os trabalhadores informais estão de fora das estatísticas.


Programação das atividades no Recife:

27 de Abril – Ato público
Estação Central do Metrô do Recife.
Das 6h às 18h.

Panfletagem, apresentação de teatro, exibição de vídeos sobre temas relacionados à saúde no trabalho, atendimento de denúncias e orientação aos trabalhadores.


28 de Abril – Seminário
Auditório do Senac – Av. Visconde Suassuna, 500 – Boa Vista.

8h30 – Sessão de Abertura

9h – Tema 1: Acidente do trabalho como forma de violência – uma análise crítica
Expositor: Luiz Alfredo Scienza – auditor fiscal do Trabalho da DRT/RS
Debatedores: Nara Vieira – médica do trabalho do SESI/PE, Graco Medeiros – educador da Fundacentro/PE e Maria Auxiliadora de Souza – diretora da CUT/PE
Coordenador: Jorge Perez – delegado Regional do Trabalho em Pernambuco.

11h – Sessão de debates

14h – Tema 2: As novas relações de trabalho, os processos produtivos e a invisibilidade das doenças: um novo olhar para um novo agir
Expositor: Luís Saraiva – médico do trabalho do CEST-Recife
Debatedores: Oscar Coutinho – coordenador do Departamento de Medicina Social da UFPE, Ciro Varejão – médico-perito do INSS e Renato Saraiva – procurador do Trabalho na 6ª Região
Coordenadora: Adeilza Ferraz – diretora de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde do Recife.

15h30 – Sessão de debate

16h – Tema 3: Uma proposta intersetorial em saúde do trabalhador na busca pela integralidade das ações.
Expositor: Fábio André de Farias – procurador do Trabalho da 6ª Região
Coordenador: José Hélio Lopes – Educador da Fundacentro/PE

17h – Sessão de encerramento.

Inscrições:
CEST-Recife – Rua Conde D´Eu, 86 – Boa Vista. Telefones: 34231528 / 34231539 / 32219302 (falar com Enaura ou Niedja)
Informações:
Fundacentro – 34274775 / 34274566
DRT – 34277969