Governo do Tocantins não informou bancada sobre empréstimo

Nenhum senador foi informado a respeito do pedido de empréstimo que estava sendo analizado no Congresso.

Ao ser informado de que o secretário da Fazenda de Tocantins, Dorival Roriz, havia lamentado a falta de apoio no Senado para o empréstimo de US$ 106,2 milhões ao Estado, que teria o governo federal como avalista, o senador Leomar Quintanilha (PCdoB/TO), reagiu: “O governo do Estado devia ter me informado sobre esse empréstimo. Eu nunca falhei com o meu Estado, sempre tive o maior empenho em defender o Tocantins e assim continuarei fazendo. Mas não recebi uma visita, um telefonema, um e-mail, um recado qualquer sobre esse empréstimo”.
No dia 25, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado ia deliberar sobre o assunto, mas, em função da audiência pública sobre a crise da Varig, a sessão foi adiada. O relator, senador Gilberto Mestrinho (PMDB/AM) deu parecer favorável à aprovação do empréstimo ao Governo do Tocantins, junto ao banco italiano MCC, para o financiamento parcial do Projeto Eixos Rodoviários de Integração e Desenvolvimento – Pontes Tocantins – Fase II. O senador João Ribeiro (PL/TO) requereu à mesa da CAE pedido informações sobre o empréstimo. O requerimento irá a plenário.
Além de Quintanilha, nem João Ribeiro e nem o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB/TO) foram procurados pelo governo de Marcelo Miranda (PMDB) para tratar do assunto. O secretário estadual da Fazenda, Dorival Roriz, anunciou que irá a Brasília para a nova audiência na CAE, no dia 2.
(Carlos Pompe)