Professor Odair José processa Teresa Murad e jornal Veja Agora

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), Professor Odair José, ingressou ontem (dia 10) na 7ª Vara Cível com uma Ação Ordinária de Indenização

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), Professor Odair José, ingressou ontem (dia 10) na 7ª Vara Cível com uma Ação Ordinária de Indenização por Dano contra a deputada Teresa Murad (PMDB) e o jornal Veja Agora, de propriedade do marido da parlamentar. O processo recebeu o número 60442006. Nele, o sindicalista acusa o jornal de chamá-lo de “traidor de professores”. Ao lado da chamada de capa e matéria interna, o jornal colocou uma foto do dirigente sindical.

Os ataques ao Sinproesemma e ao Professor Odair José começaram há cerca de um mês, quando a entidade intensificou a campanha de denúncias contra os deputados estaduais que aprovaram, por unanimidade em novembro do ano passado, projeto de lei suspendendo por mais 18 meses quatro artigos do Estatuto do Magistério Estadual. Foram distribuídos milhares de cartazes, calendário e vendidas camisetas com as fotografias dos parlamentares. Até um bloco carnavalesco satirizando o posicionamento dos deputados foi organizado.

Alguns deputados alegam que votaram enganados o projeto originário do Poder Executivo. Não teriam lido o seu conteúdo. Atualmente, dizem que estão prejudicados eleitoralmente pela campanha, que teria atingido suas bases eleitorais. A reação mais violenta veio da deputada Teresa Murad (PMDB), auxiliada por um ou outro parlamentar.

“No intuito de frear a campanha do Sinproesemma, a deputada coroataense desferiu ataques caluniosos da tribuna da Assembléia Legislativa, que foram repercutidos nos veículos de comunicação, com destaque ao jornal do seu marido”, explica o professor Odair José. Ele diz que ela deveria era encontrar um meio para explicar o seu voto contra os educadores, ao invés de acusar o sindicato de fazer um acordo camuflado com o governo estadual.

O sindicalista e o seu advogado dele, Luiz Henrique Falcão Teixeira, dizem “o diálogo que o Sinproesemma manteve com a Assembléia Legislativa e sua Comissão de Educação foi público, amplamente divulgado e em defesa do Estatuto do Magistério Estadual”. Em novembro do ano passado, a entidade realizou manifestação diante da Assembléia para alertar os deputados sobre provável tentativa do governo de manter a suspensão desses artigos do Estatuto. Representantes do sindicato foram, então, recebidos pelo presidente da Assembléia, deputado João Evangelista, e membros da Comissão de Educação daquela casa. Os parlamentares firmaram o compromisso de que nada seria votado sem debate.

O projeto do governo foi aprovado por unanimidade pelos deputados, sem que o Sinproesemma fosse consultado. Seguiram-se uma série de protestos e lançamento da campanha de denúncia dos deputados, fossem governistas ou roseanistas.

Na Ação de Indenização, protocolada na segunda-feira, Odair José argumenta que o objetivo do jornal e da deputada é desviar a atenção do público. Ele também esclarece que nunca – nem antes nem depois – foi ouvido pelo jornal para dirimir dúvidas quanto ao teor das matérias.