Grupo Giramundo une arte e ecologia em parques de BH

A edição 2006 do Miniteatro Ecológico, projeto de educação ambiental composto por série de espetáculos, livros e vídeos do Giramundo Teatro de Bonecos, apresenta a história de mais um bioma brasileiro, a Caatinga.

Este é o sexto episódio, de uma série de 20, que já conta com os títulos Aprendiz Natural, Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia e Jardim Botânico.

O grupo apresenta, por meio de seu reconhecido teatro de bonecos, um pouco das características dos animais e da vida dos homens deste domínio morfoclimático presente apenas no Brasil, e como o ser humano lida com um ambiente tão peculiar.

Parte do grupo, responsável pela pesquisa e concepção do novo espetáculo, passou uma temporada no Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no sertão do Piauí, para conhecer a realidade do lugar. Assim eles puderam identificar e constatar algumas questões importantes, como a caça predatória, extração mineral e ausência de um planejamento de sustentabilidade para o futuro, que dificultam a preservação desse ecossistema.

Em compensação, os artistas também encontraram uma vasta riqueza cultural e costumes característicos, como a crença no lobisomem, a literatura de cordel e o repente. Além disso, até fósseis e pinturas rupestres preservados foram vistos. Todo o material encontrado na caatinga pelo grupo foi transposto para o novo espetáculo.

Dentro da pesquisa da equipe na região da caatinga, um elemento de grande identificação com o trabalho do grupo foi o Mamulengo, forma de teatro de bonecos tradicional e genuinamente brasileira, disseminada na região nordeste do Brasil.

A técnica de manipulação baseada no boneco de luva, principalmente, e a dramaturgia improvisada, crítica e bem humorada do Mamulengo foram importantes pontos de referência para a montagem de Caatinga.

Assim como os outros episódios, Caatinga também vai virar livro que será lançando no dia 5 de maio, durante as apresentações da peça no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

O Miniteatro Ecológico

O projeto pretende contribuir para a educação ambiental através de meios que unam arte e ciência de forma leve e divertida, sem pretensões didáticas e com rigor científico.

O grupo espera que até 2010 seja montada uma pequena enciclopédia ecológica do Brasil. No ano em que um dos principais grupos de teatro de bonecos do país completa 40 anos, a expectativa é que os 20 espetáculos previstos já tenham sido montados e os livros e vídeos lançados e publicados.

O projeto Giramundo no Parque, que leva os espetáculos do Miniteatro Ecológico a diversos parques urbanos e reservas ecológicas do Brasil, é fruto da parceria entre o Giramundo e a Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo a Cultura.

As encenações teatrais sobre os temas ecologia e meio ambiente são voltadas para alunos e professores das redes pública e particular, e contam com a coordenação científica da bióloga Valéria Tavares e apoio da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte. A entrada é franca.

Programação

Parque Municipal: Avenida Afonso Pena, s/n – Centro
Sábado, 29 de abril, 11h e 15h

Parque Ecológico da Pampulha – Fundação Zôobotânica: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 7.111 – Pampulha
Domingo, 30 de abril, 11h e 15h
 
Fonte Portal UAI