Tabaré Vázquez se reúne com Bush em Washington

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez está reunido hoje com o presidente estadunidense George W. Bush, quando discutem diversos aspectos relacionados com o intercâmbio comercial entre ambos países.

Durante a Conferência das Américas, realizada nos Estados Unidos dias atrás, o presidente uruguaio admitiu que o Mercosul enfrenta “dificuldades, limitações e bloqueios”. Ele assegurou que as restrições no maior bloco sul-americano se expressam na discrepância que há entre Argentina e Uruguai pela instalação das duas fábricas de celulose na região de Fray Bentos, no Departamento de Rio Negro.

 

Vázquez manifestou seu compromisso em melhorar o Mercosul e resolver os problemas que se apresentam através do diálogo e da negociação. Queremos relações internas melhores no Mercosul, ressaltou o presidente. “As assimetrias enormes que têm o Mercosul até o momento têm feito que os países menores, como Uruguai e Paraguai, não se vejam beneficiados”, disse.

 

Ele afirmou que este Mercosul, assim como está, “para o Uruguai não serve”. Mas esclareceu que isso não quer dizer que irá romper com o bloco regional. Vázquez reiterou que seu país busca aprofundar a relação comercial entre o Uruguai e os EUA e descartou que sua intenção seja firmar um Tratado de Livre Comércio (TLC).

 

Da Redação

Com agências.