Chávez falará sobre Constituinte para camponeses bolivianos

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, compartilhará com os camponeses bolivianos a experiência da Assembléia Constituinte realizada em seu país, por ocasião da visita que fará &ag

"Será um encontro histórico. Um presidente, Hugo Chávez, que briga com os gringos, estará conosco", anunciou Evo Morales, ao confirmar em um discurso a presença de Chávez na zona do Chapare, reduto de camponeses do departamento (Estado) central de Cochabamba, onde no domingo (7) teve início um congresso sindical. O próprio Chávez já tinha antecipado na última quarta-feira, durante uma visita relâmpago a La Paz, que voltaria ao país andino em breve.
Morales estimou que "cerca de 100 mil pessoas" devem comparecer ao encontro com Chávez, entre camponeses da região de Cochabamba, onde o atual presidente boliviano ficou famoso como líder sindical. "Certamente o companheiro Hugo Chávez falará por uma hora, duas, três, para contar-nos como ocorreu a Assembléia Constituinte na Venezuela, como se defendeu frente aos gringos, à oligarquia que promoveu um golpe de Estado contra ele", disse Morales.
O chefe de Estado boliviano revelou ao público presente no comício sindical na zona do Chapare que o presidente venezuelano entregará computadores para os colégios dessa região. "Assim como Cuba está presenteando hospitais em quase todo o país, o companheiro Hugo Chávez dará computadores para os colégios", disse. Chávez afirmou que visitará a Bolívia no fim de uma visita de mais de uma semana à Europa e à África, que iniciará na terça-feira.
Alba

Da Argélia, última parada de sua viagem à África, Chávez voará ""direto a La Paz para outra visita à Bolívia. Para que? Para dar continuidade ao projeto Alba (Alternativa Bolivariana para as Américas)", disse Chávez durante seu programa dominical de rádio e TV "Alô, Presidente!". Ele disse que com esta nova visita será dedicada a afiançar a Alba, lançada em 29 de abril de 2005 por Cuba e Venezuela. Idealizado por Chávez, a Alba pretende ser uma integração latino-americana em contraposição à Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e aos Tratados de Livre Comércio que os Estados Unidos têm com países da região.

Chávez disse que durante sua visita repassará os acordos bilaterais, entre os quais se destacam a busca da estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) por novas reservas de hidrocarbonetos na Bolívia e a abertura de um escritório da petroleira e de instituições bancárias estatais venezuelanas em La Paz. O presidente lembrou, ainda, a doação de US$ 30 milhões que Caracas fez a La Paz para contrabalançar a crise social do país e "uma linha de crédito energética que vai chegar a US$ 100 milhões ao ano", mediante a qual a Venezuela fornecerá gasóleo para a Bolívia, que pagará com "soja e outros produtos". Morales e Chávez têm previsto inaugurar, em 18 de maio, uma usina separadora de etano, propano e metano, o primeiro passo rumo à industrialização do recentemente nacionalizado gás boliviano.
Com agências