Chávez visitará Kadafi e Ken, o vermelho

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que incluiu a Líbia no roteiro da viagem que fará pela Europa e a África a partir da próxima terça-feira e que o levará ao Reino Unido, ao Vaticano, à Áustria e à Argélia.

Chávez disse que viajará na terça-feira para o Vaticano, onde terá "a honra de visitar Sua Santidade o Papa Bento XVI" e "fazer outras visitas". Depois, vai a Viena participar da IV Cúpula UE-América Latina e Caribe, que acontecerá em 12 e 13 de maio e que disse considerar "muito importante". "Os latino-americanos viajarão com uma série de novidades que se apresentaram (…) e há uma Europa que está se redefinindo, sem dúvida. Será, por isso, muito importante a reunião em Viena", declarou Chávez no programa "Alô, Presidente".

"Depois iremos a Londres, a convite do prefeito da cidade, com um grupo grande de deputados do Parlamento, intelectuais, líderes operários e sindicatos que apóiam a revolução bolivariana", disse. A prefeitura de Londres informou que o prefeito da cidade, Ken Livingstone (conhecido como Ken, o vermelho), e Chávez darão uma entrevista coletiva conjunta em 15 de maio, dia seguinte à chegada do presidente ao Reino Unido.

A visita a Londres é de caráter privado e servirá "apenas para agradecer ao povo e ao prefeito Livingstone pelo apoio" dado ao governo venezuelano "quando foi agredido por setores" britânicos, disse Chávez no sábado em um ato público. Em fevereiro, o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, disse que a Venezuela deve "acatar as regras da comunidade internacional" para ser respeitada.

Líbia e Argélia

Na época, um grupo de 66 deputados do governista Partido Trabalhista e o Sindicato de Jornalistas de Londres declararam "seu apoio e reconhecimento ao governo da Venezuela" e pediram a Blair que retificasse suas declarações sobre Chávez, informou a Chancelaria venezuelana. "Depois, viajaremos ao norte da África, vamos passar pela Líbia, para visitar nosso irmão, o coronel (Muammar) Kadafi, presidente da Líbia, e depois o presidente (Abdelaziz) Bouteflika, da Argélia", afirmou Chávez.

O presidente da Venezuela disse que conversará com os dirigentes da Líbia e Argélia sobre "as relações do norte da África com a América Latina" e, "sobretudo, sobre petróleo e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep)", composta pelos três países e mais outros oito membros. Da "África, voaremos direto a La Paz, em outra viagem à Bolívia, para dar continuidade ao projeto Alba (Alternativa Bolivariana para as Américas), aos acordos assinados em Cuba há poucas semanas entre Bolívia, Cuba e Venezuela", afirmou.


Com agências