PCdoB/Ce convoca convenções e reafirma candidatura de Inácio ao Senado

O Comitê Estadual do PCdoB/Ce reuniu-se neste domingo, dia 7, tendo como pauta a análise do situação política e as negociações com vistas às eleições de outubro. Na ocasião foram convocad

Em reunião realizada, neste domingo, dia 7, no Auditório 25 de Março da sede do comitê estadual, o PCdoB/Ce debateu a atual situação politica, com destaque para o desenvolvimento das negociações com vistas à disputa eleitoral no Ceará. A questão que polarizou o debate entre os comunistas cearenses foi a indicação do deputado federal Inácio Arruda para disputar, pela coligação de partidos democráticos e progressistas, a vaga para o Senado Federal.

Até o momento a disputa da vaga está entre Inácio e o deputado federal Eunício Oliveira (PMDB) que postula o cargo, também com o apoio da base do governo Lula no Ceará. Depois que o Encontro Estadual do PT decidiu que o partido apoiaria a candidatura do ex-prefeito de Sobral, Cid Ferreira Gomes, do PSB, indicando como candidato a vice o vereador Francisco Pinheiro, a definição do candidato a Senador tem sido a principal questão em debate entre os partidos oposicionistas no Ceará.

Inácio Arruda tem recebido apoio de amplos segmentos sociais como demonstrou o almoço que reuniu mais de 500 pessoas no dia 20 de abril. Na ocasião foi lançado um manifesto que a cada dia recebe mais adesões. Neste domingo os 700 delegados do Congresso Estadual da CUT/Ce aprovaram com um pequeno número de abstenções uma moção de apoio a candidatura do parlamentar comunista. Segundo o empresário Eduardo Arraes, um dos organizadores do “Movimento Inácio Senador”, muitas outras iniciativas estão previstas para demonstrar aos partidos políticos que a candidatura do Inácio tem apoio massivo da sociedade. No comunicado distribuído na reunião de sua direção estadual o PCdoB afirma “fica sensibilizado com a manifestação de apoio à indicação de Inácio Arruda por lideranças populares e de trabalhadores, profissionais liberais, empresários, estudantes, donas de casa, dentre outros tantos segmentos sociais”. O partido considera ainda que “tal fato tem um grande significado e deverá ser considerado pelos partidos que se posicionam por um Ceará melhor”.
Já Eunício Oliveira também se movimenta para viabilizar sua candidatura, mas demonstra sinais de certa impaciência ao declarar neste domingo ao jornal cearense Diário do Nordeste que vai esperar mais 10 dias para que PT e PSB aceitem sua candidatura, do contrário irá conversar com outros partidos. Para o peemedebista “o tempo está acabando”. Oliveira declarou ainda que não tem evitado falar com o governador Lúcio Alcântara, do PSDB, que por sua vez enfrenta fortes resistências à sua reeleição em seu próprio partido, principalmente dos tucanos ligados ao Senador Tasso Jereissati, e busca ampliar seu apoio em outros partidos. Tal movimentação do governador já repercute entre as bancadas federal e estadual peemedebista de onde têm recebido diversas manifestações públicas de apoio.
Desafios da campanha eleitoral

Os comunistas debateram ainda a importância do processo de convenções eleitorais que deverá ter início no próximo dia 10 e irá até 25 de junho, quando ocorrerá a Convenção Estadual. A previsão é de que mais de 70 municípios deverão realizar convenções municipais onde será debatido o projeto de resolução política para a convenção estadual e eleitos um cerca de 150 delegados à Convenção Estadual.
Para o secretário de organização do PCdoB/Ce, Abel Rodrigues, as convenções serão um momento de rico debate político e de mobilização partidária. Rodrigues acredita que “o partido, através de sua aguerrida militância, corresponderá mais uma vez aos desafios que as campanhas eleitorais nos impõem. Desta vez estamos diante do instrumento anti-democrático da cláusula de barreira que tenta nos colocar no isolamento e impedir nosso avanço. Confio no partido. Temos condições de realizar nosso projeto eleitoral e ainda daremos nossa contribuição para a grande votação que o partido precisa obter para superar os 5% da cláusula de barreira”.
Ao final da reunião foi aprovado o projeto de resolução política (que junto com a convocatória das convenções estará disponível no Vermelho) e eleitos os 11 delegados cearenses eu participarão da Convenção Nacional no dia 14 de junho.  
Veja a íntegra do comunicado do PCdoB/Ce:

 

Comunicado da reunião do Comitê Estadual do PCdoB/Ce.
1. O Comitê Estadual do PCdoB no Ceará, em reunião realizada no dia 07 de maio, avaliou em profundidade o desenvolvimento do cenário político e das intensas negociações que se realizam com vistas à composição de alianças que disputarão as próximas eleições.
2. A direção do partido deteve-se, em especial, na indicação do deputado Inácio Arruda para candidato ao Senado Federal pela aliança que está em processo de construção pelos partidos democráticos e progressistas. O sentimento de mudanças que mobiliza nosso povo a buscar novas alternativas se materializa na necessidade de elegermos um governador e um senador que expressem avanços em nosso Estado.
3. O Comitê Estadual do PCdoB/Ce considera que a candidatura de Inácio Arruda ao Senado Federal contribuirá para moldar, mais efetivamente, o perfil progressista da aliança de forças comprometidas com as mudanças. Por sua trajetória profundamente ligada aos movimentos sociais e como coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional, demonstra que está absolutamente qualificado para integrar a representação do Ceará no Senado Federal.
4. Nosso partido fica sensibilizado com a manifestação de apoio à indicação de Inácio Arruda por lideranças populares e de trabalhadores, profissionais liberais, empresários, estudantes, donas de casa, dentre outros tantos segmentos sociais. Tal fato tem um grande significado e deverá ser considerado pelos partidos que se posicionam por um Ceará melhor.
5. Na oportunidade, foram convocadas, objetivando deliberar sobre coligações, candidaturas e campanha eleitoral do PCdoB no Ceará, as convenções municipais, que deverão se realizar no período de 10 de maio a 10 de junho próximo, e a convenção estadual com data designada para o dia 25 de junho. Por último, foi convocada nova reunião do Comitê Estadual para o dia 30 de junho quando poderá, por deliberação da Convenção Estadual, se necessário, finalizar decisões sobre coligações e candidaturas porventura ainda não concluídas.
                            
Fortaleza (Ce), 07 de maio de 2006.
                                            
Comitê Estadual do PCdoB-Ce

De Fortaleza, Inácio Carvalho