CUT no Pará realiza congresso vitorioso

A Corrente Sindical Classista paraense saiu vitoriosa do Congresso Estadual da CUT, realizado nesse fim de semana 13 e 14 de maio, elegendo como vice-presidente o companheiro Moacir Martins, membro da direção da CSC do Pará.

Os trabalhadores paraenses reuniram-se neste final de semana no município de Benevides (PA) para realizar o IX Congresso Estadual da CUT. Cerca de 300 delegados, com presença marcante de representantes do campo debateram durante dois dias um temário importante e apontaram os caminhos para a Central Única dos Trabalhadores avançar na luta dos trabalhadores.

 

Entre tantas propostas aprovadas a mais relevante foi para que a CUT participe ativamente da batalha eleitoral,  na defesa da  reeleição de Luiz Inácio LULA da Silva, para avançar nas mudanças e barrar o retrocesso.

 

Para compor o programa de LULA, o Congresso tirou como resolução a necessidade de uma nova Carta aos Brasileiros com a indicação contrária a atual política econômica conservadora, de superávits e de juros altos, apontando para a construção de um programa nacional de desenvolvimento com valorização do trabalho.

 

Foi aprovada também uma plataforma de lutas para a CUT, que busca a valorização do salário mínimo, a Reforma Agrária, a Paz Mundial entre outras bandeiras.

 

Ao final do congresso foi eleita a nova direção da CUT que será dirigida pelo companheiro Rômulo Martins (presidente do Sindicato dos Urbanitários), e membro da Articulação (Unidade na Luta) e pelo companheiro Moacir Martins da CSC do Pará, ex-presidente do Sindicato da Construção Civil. 

 

A CSC ainda elegeu os companheiros: José Marcos (Marcão) do Sindicato dos Bancários , Cleber Rezende e Luiz Neto (do Sindicato dos Professores) e o companheiro  Andrelino como membros da diretoria da CUT, e para o conselho fiscal as companheiras, Vera Lacerda (Sindsaude) e Maria (STR de Tucumã)

 

 

Esse foi um grande passo para transformar a CUT paraense se transformar em uma trincheira classista, combativa e de luta  na defesa dos trabalhadores.

Fonte: Direção Estadual da CSC Pará