Sem categoria

PCdoB/TO propõe Leomar Quintanilha para governador

Reunidos na tarde de hoje, 22, os membros do comitê do PCdoB/TO discutiram e elaboraram  o documento que servirá de base para a convenção estadual. Entre os pontos acertados, está a proposta de apresentar a candidatura do senador

A Direção Estadual do Partido Comunista do Brasil, considerando as resoluções de seu 11º Congresso, de outubro de 2005; os objetivos indicados pelo Projeto de Resolução Política do Comitê Central; e a situação política, econômica e social do Tocantins, aprova o seguinte documento, a ser debatido em todo o coletivo partidário e submetido à Convenção Estadual de 25 de junho deste ano.

1 – O Brasil está chamado a avançar no rumo do desenvolvimento com afirmação da soberania, da democracia participativa e de conquistas sociais, iniciado em 2002 com a vitória de Lula, dando-lhe nítida feição desenvolvimentista, com distribuição de renda e inclusão social. No Tocantins, obras vitais para o nosso desenvolvimento estão sendo retomadas ou realizadas pelo governo Lula, como a recuperação da Belém-Brasília, a Ferrovia Norte-Sul e projetos de agricultura irrigada. Cresceram os investimentos do Governo Federal em saúde, educação e esporte, entre outras áreas.  O governo Lula está sendo positivo para o Tocantins e para o Brasil.

 2 – O PCdoB se empenhará pela construção de um palanque da campanha Lula mais diretamente identificado com as forças principais de sustentação do projeto mudancista. Ao mesmo tempo em que propugnará por novo mandato de Lula e pelo êxito das forças democráticas e progressistas em geral, o PCdoB mobilizará suas energias pelo seu próprio fortalecimento, buscando eleger candidatos próprios a cargos majoritários e proporcionais. Aqui no Tocantins, o PCdoB apresenta a candidatura do senador Leomar Quintanilha, do PCdoB, ao governo do Estado, como base para um novo pólo político renovador e progressista.

3 – Depois do surgimento do nosso Estado, muito se avançou na luta pelo desenvolvimento. Mas só obras não bastam, o povo tem frustrações e angústias, há um grande reclamo por avanços democráticos e sociais. É necessário desalojar do topo de cenário político e do poder as oligarquias que mandam e desmandam no Estado desde a sua criação. As candidaturas postas até o momento não representam o anseio de mudança do povo tocantinense. Por todo o Estado, setores sociais e políticos renegam a possibilidade de reeleger um governo pífio em realizações em prol do povo sofrido, ao mesmo tempo em que também não querem a volta ao passado e estão determinados a impedir o retorno dos tempos do autoritarismo e da perseguição escancarada. Nem uma nem outra decisão de grupo familiar serve ao futuro progressista do nosso Estado. O Tocantins precisa com urgência de um plano de desenvolvimento onde a população, o ser humano, seja a prioridade número 1. Isso exige um governo de novo perfil, que tenha a marca da democracia participativa, que possibilite a presença ampla da população e dos setores organizados na definição de suas políticas e metas; que atenda às demandas econômicas e sociais reclamadas em todas as regiões do Estado.

 4 – O PCdoB está sendo ampliado no Estado e abraçou a causa mudancista demonstrada pelo seminário Fala, Tocantins!, recentemente realizado nas principais cidades tocantinenses. Se prepara para apresentar ao conjunto das forças políticas e sociais do campo democrático e progressista um projeto novo, moderno, ajustado às necessidades da população, visando o desenvolvimento estratégico do nosso Estado, com propostas de geração de empregos, políticas de industrialização, aumento da produção agropecuária, melhoria radical do atendimento da rede de saúde pública, amparo às crianças e idosos carentes, valorização dos(as) professores(as) e da educação pública, gratuita e de qualidade, inclusive com a ampliação das vagas no ensino universitário público e das bolsas nas faculdades particulares, pois a juventude tocantinense precisa de novas oportunidades para garantir o seu porvir. É preciso também incrementar as medidas de reforma agrária, com a democratização do acesso à terra aos trabalhadores. Urge  apoiar a solução dos  entraves que afligem os produtores rurais, comerciantes e demais setores empresariais produtivos. Faz-se urgente a democratização do poder público e a valorização dos seus servidores, com a realização de concursos públicos e a consolidação das carreiras, pondo fim ao vendaval de milhares de nomeações politiqueiras que assola o Estado desde a sua criação.


5 – Para viabilizar essa renovação política, que corresponda aos anseios mudancistas e progressistas dos tocantinenses, o PCdoB manterá conversações com outras agremiações políticas, visando formar coligações e submeter aos eleitores candidatos identificados com o apoio ao governo do presidente Lula e com o projeto desenvolvimentista e de inclusão social que será apresentado à população do Estado. Além da vitória dos setores progressistas nos pleitos majoritários para o Governo e para a vaga do Senado, o Tocantins e seu povo precisam de uma profunda renovação nas suas representações legislativas, pelo que se faz necessária a eleição de uma bancada progressista, combativa e comprometida com os interesses do povo trabalhador, da juventude e das mulheres, para a Assembléia Legislativa e a Câmara dos Deputados. O PCdoB pretende também eleger seus Deputados, e se prepara para o lançamento de lideranças em todo o Estado.

6 – A candidatura de Leomar Quintanilha está sendo apresentada com esse objetivo: dar uma opção política democrática, independente, sintonizada com os anseios populares, progressistas e desenvolvimentistas do Tocantins. É possível e necessária a construção de uma candidatura alternativa que rivalize com os dois principais grupos políticos oligárquicos presentes no Estado

7 – O PCdoB, diante do quadro político partidário plural existente no Tocantins, busca concretizar  alianças políticas amplas, representativas de extensas bases sociais, para garantir a governabilidade, para alcançar a unidade da maioria do Estado, visando à realização dos grandes empreendimentos mudancistas na economia, nas políticas públicas e na gestão dos negócios públicos, privilegiando o desenvolvimento com distribuição de renda, geração de empregos, avanço tecnológico, investimentos maciços na educação pública e na melhoria do atendimento da saúde da população pobre, a primazia da correção e da transparência na Administração.

8 – Uma enorme perspectiva se abre perante o povo tocantinense e brasileiro no pleito de outubro. A vitória do projeto proposto pelo PCdoB é possível e terá uma significação de largo alcance para o fortalecimento econômico e democrático do nosso país, com reafirmação de sua soberania e para o atendimento aos anseios profundos do nosso povo por uma vida digna e socialmente justa.

                                                             
Palmas, 22 de Maio de 2006
Comissão Política Estadual do Tocantins –  PCdoB