Congresso Municipal da UJS em Belém Aprova Campanha“ PSDB no Pará Nunca Mais”.

No dia 20/05 (sábado) a UJS Belém realizou seu II Congresso Municipal no Auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O Vitorioso Congresso contou com a presença de aproximadamente 150 jovens de várias partes da capital paraense

O Congresso contou com a presença de diversas lideranças como Leandro Schillipake (Presidente Municipal do PCdoB/Belém), Marinélson Lima (Presidente da UECSP), Aroldo Carneiro (Chefe de Gabinete da Deputada Estadual Sandra Batista – PCdoB/PA), Melk Monteiro (Presidente do DCE/CEFET), Marcela Rodrigues (Presidente do DCE/UEPA), Marcela Nogueira (UNEGRO), Salas Carvalho (Diretor do Centro de Estudos e Memória da Juventude Amazônica – CEMJA), Fledys Nascimento (Dirigente Nacional da ANPG), Silvia Renata (Vice-Norte da UBES),Thiago (Representando a Juventude Petista) dentre outras lideranças, como presidentes de Centros Acadêmicos, lideranças de movimento culturais, bairros e outros.
Nesse Congresso foi reafirmado apoio total à reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva por entender que é o que há de mais avançado para o País e que justamente por isso vem sendo duramente atacado pela mídia conservadora e pela direita golpista.


Foi reafirmado também apoio total às decisões do governo da Bolívia em re-estatizar o gás boliviano respeitando assim a soberania daquele país amplamente castigado por anos de exploração do capital internacional. O posicionamento do governo Lula no episodio mereceu os aplausos da juventude socialista.


Os escândalos das vendas das estatais brasileiras como a Vale do Rio Doce voltou a tona em um momento em que a tucanada quer bancar de nacionalista ao impor linha dura do governo brasileiro nas relações com a Bolívia. Os congressistas receberam publicação da Deputada Federal Socorro Gomes (PCdoB/PA) onde são revelados chocantes fatos relacionados à “entrega” de uma de nossas mais rentáveis estatais doada ao capital internacional durante a Privataria da era FHC.Foi também amplamente discutido temas relacionado à integração Latino e Sul Americana, globalização e os retrógrados efeitos que poderiam causar a volta do tucanato ao poder, haja visto o papel de liderança que o Brasil exerce atualmente na América Latina.


No plano estadual foi aprovada a campanha ‘PSDB no Pará nunca mais' por entender que os 12 anos de desgoverno da dupla tucana Jatene/Almir Gabriel acentuou a pobreza e miséria ao povo paraense e não contribuindo para o desenvolvimento econômico do Estado – governando para os ricos e esquecendo de investir em setores fundamentais da economia -, e com grandes e escandalosos casos de corrupção arquivados por possuírem maioria na Assembléia Legislativa como o caso CERPASA e a impunidade relacionada ao caso de Eldorado de Carajás com o assassinato de dezenas de sem-terras contando com o beneplácito da impunidade no campo onde freqüentemente lideranças são assassinadas pelo latifúndio no sul do Pará.


Por fim foi eleita a nova Direção Municipal que será presidida pelo professor, historiador e membro da Executiva estadual Michel Sodré quem em sua fala prometeu muita luta para os próximos dois anos em que estará à frente da entidade que no município de Belém vem crescendo a passos largos com a filiação de dezenas de jovens a cada dia. Isso é fruto da política acertada e com responsabilidade à juventude paraense. A UJS Belém sai fortalecida de seu II Congresso Municipal com fôlego renovado para as lutas e para o Congresso Estadual que acontecerá em Belém nos dias 03 e 04 de junho.