Lula lança programa para combater preconceito

O presidente Lula lança nesta quarta-feira (24), o Programa Gênero e Diversidade na Escola para formar professores das escolas brasileiras. O programa se propõe a orientar os docentes como lidar com a diversidade nas salas de aula

Durante a cerimônia de lançamento, serão assinados acordos de cooperação entre as secretarias Especial de Políticas para as Mulheres, de Promoção da Igualdade Racial e o Ministério da Educação com os governos estaduais e prefeituras envolvidas na fase experimental do programa – Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Paraná, e os municípios de Salvador (BA), Niterói e Nova Iguaçu (RJ), Dourados (MS), Porto Velho (RO) e Maringá (PR).

As discriminações de gênero, étnico-racial e por orientação sexual, como também a violência homofóbica, são produzidas e reproduzidas em todos os espaços da vida social brasileira, inclusive na escola. Ações educacionais no campo da formação de profissionais, como o curso Gênero e Diversidade na Escola, são fundamentais para ampliar a compreensão e fortalecer a ação de combate à discriminação e ao preconceito.

A utilização de tecnologias modernas de educação a distância (EAD) permitirá ao governo federal multiplicar a metodologia para todos os municípios brasileiros. Nesta fase inicial, participam 1.200 professores. Após a conclusão do projeto piloto, em setembro, mais 30 mil serão beneficiados.

Acordo de Cooperação

A partir dos Acordos de Cooperação que serão assinados, caberão aos governos estaduais e as prefeituras fornecer apoio logístico e infra-estrutura para capacitar os professores. O governo federal é responsável pela produção do material pedagógico, disponibilização da tecnologia e dos professores on line para atendimento aos cursistas, além dos especialistas responsáveis pela formulação dos conteúdos.

O curso tem fase presencial de 30 horas e 170 horas de aulas pela internet, no período de 5 de junho a 2 de setembro. Os participantes serão organizados em turmas e receberão acompanhamento e orientação de professores on line. O material didático ficará disponível na internet e em CD ROM. Ao final do curso, os professores receberão um certificado concedido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

As aulas presenciais começaram este mês e foram destinadas aos cursistas de Porto Velho, nos dias 11 e 12; de Maringá, de 15 a 17 de maio; e de Niterói, nos dias 22 e 23. Em Nova Iguaçu as aulas acontecem nos dias 25 e 26 de maio; em Dourados, de 29 a 31; e em Salvador, nos dias 1º e 2 de junho.

Fonte: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres