Professores realizam aula pública na Praça Sete e se preparam para greve no dia 31 maio

Os(as) trabalhadores(as) em educação da Rede Estadual realizam hoje (23/05), a partir de 15h, uma aula pública na Praça Sete, centro de Belo Horizonte. No local, haverá também painéis e

  Os(as) trabalhadores(as) em educação da Rede Estadual realizam hoje (23/05), a partir de 15h, uma aula pública na Praça Sete, centro de Belo Horizonte. No local, haverá também painéis e panfletagem.
De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SIND-UTE/MG), a atividade de mobilização dos(as) trabalhadores(as) tem como objetivo informar a opinião pública sobre as reivindicações da categoria e a situação da educação pública em Minas. Da aula pública, participarão trabalhadores(as) de Belo Horizonte e Grande BH.
No interior, também estão sendo intensificadas as atividades nas macrorregiões do Estado, com panfletagens, manifestações em ruas e praças, etc. Cada região, de acordo com as suas características, define a melhor forma de mobilização, bem como dias, locais e horários.
Na Campanha Salarial-Educacional de 2006, os(as) trabalhadores(as) em educação fizeram greve de 24 horas, no último dia 11 de maio, com a adesão de 70% da categoria, nas várias regiões do Estado.
No dia 31 de maio, haverá greve de 24 horas. Neste mesmo dia, às 15h, acontecerá assembléia estadual no pátio da Assembléia Legislativa, com indicativo de greve por tempo indeterminado.
A pauta de reivindicações contém questões salariais, de valorização profissional e de saúde do(a) trabalhador(a). Embora tenha sido protocolada oficialmente junto ao governo do Estado no dia 18 de abril, ainda não foi devidamente negociada.
 
Pauta de reivindicação da Campanha Salarial-Educacional/2006
 
Questões Salariais
Antecipação do reajuste de 5%, previsto para 30 de junho; Regulamentação dos artigos da lei das tabelas salariais, com reposicionamento imediato, considerando o tempo de serviço e habilitação; Correção das tabelas, garantindo a implementação do piso salarial com a reposição de 40% sobre o vencimento básico, a partir do valor de R$ 400; Pagamento de todas as vantagens aos/às trabalhadores/as quando em licença médica; Pagamento do rateio aos designados/as proporcionalmente aos meses trabalhados, independente da data de designação; Concessão de vale-transporte e tíquete alimentação para todos os/as trabalhadores(as); Pagamento de insalubridade para os/as Auxiliares de Serviços de Educação Básica.
 
Valorização Profissional
·                     Garantia do gozo de férias-prêmio para todos/as os/as trabalhadores/as em educação, com direito à substituição para Assistente de Educação e de Auxiliar de Serviços Gerais da Educação Básica; Eleições diretas e democráticas para a diretoria de escola, com determinação de períodos de gestão; Revogação da Resolução/753, editada em janeiro deste ano pela SEE; Homologação do concurso de auxiliares de serviços gerais, com a nomeação dos aprovados; Prorrogação do prazo de validade dos concursos em vigência, com direito à reopção; Realização de concursos para todas as áreas em que não haja concursados(as) e nomeação para todas as vagas existentes; Publicação imediata de vantagens e aposentadorias.
 
Saúde
Política de saúde, com implantação de programas de prevenção e garantia do reconhecimento das doenças profissionais; Reestruturação do IPSEMG, inclusive, com ampliação do seu quadro de funcionários e informatização, garantindo atendimento digno em todas as especialidades médicas, na capital e no interior; Criação, manutenção e ampliação do atendimento dos convênios odontológicos; e ampliação de convênios médicos para áreas com maior demanda; manutenção do atendimento pelo IPSEMG aos(às) designados(as) no mês de janeiro, sem apresentação do QI.
 
 
Sind-UTE/MG
Fonte: Assessoria de Imprensa:Eficaz Comunicação