Começa 5ª Cúpula da Dívida Social e da Integração em Caracas

A 5ª Cúpula da Dívida Social e da Integração Latino-americana teve início hoje com debates sobre comércio mundial, novo modelo sócio-produtivo, economias solidárias, recursos naturais e integraç&atil

O texto promovido pela Venezuela será discutido no 36º período ordinário de sessões da Assembléia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) durante os primeiros dias de julho. O documento foi apresentado em dezembro de 2004 diante da OEA com o objetivo de colocá-lo como base fundamental desse grupo internacional e poder resgatar os direitos seqüestros, que ainda não foi conseguido.

 

A Carta reflete as aspirações de resgate social, econômica e cultura de cerca de metade dos mais de 550 milhões de pessoas da América Latina e Caribe, que durante cinco séculos viveu sob condições de desigualdade e injustiça.

 

O encontro debaterá também a Alba e a dívida social em vigência dos direitos humanos, a descolonização e a democracia participativa, a dívida comunicacional e a responsabilidade dos meios. Reconhecidos especialistas participam nos fóruns como o diretor do Centro de Estudos Econômicos de Cuba, Osvaldo Martinez, e o professor da Universidad Federal Fluminense de Brasil, Teotônio dos Santos. Participam também do encontro o analista internacional Noam Chomsky e o acadêmico da Universad Complutense de Madrid Juan Carlos Monedero.

 

A reunião conta ainda com a assistência de representantes dos parlamentares da Europa, Ásia e África, assim como de movimentos e organizações sociais. Além disso, ratificar o apoio à Carta Social da América. O encontro emerge como um avanço no desenvolvimento da política de inclusão e integração que promove a Revolução Bolivariana, liderada pelo presidente Hugo Chávez.

 

Da Redação

Com agências.