Começa o segundo congresso da UNT em Caracas

A partir de hoje e até sábado (27), Caracas será sede do 2º Congresso da União Nacional dos Trabalhadores da Venezuela (UNT). Segundo a coordenadora nacional da entidade, Marcela Máspero, cerca de 2.300 delegados

Participarão do encontro delegados diretos representantes dos comitês executivos das federações nacionais e regionais. Entre os convidados internacionais, estão representantes de centrais do Canadá, França, Argentina, Espanha, Itália, Colômbia e Brasil. O coordenador nacional da Corrente Sindical Classista (CSC), João Batista Lemos, também está presente.

 

Na programação, destacam-se a apresentação de um balanço de gestão da UNT, a elaboração de um documento político sobre a situação do país e a multipolaridade no cenário mundial. “Discutiremos também o redesenho da classe trabalhadora, em função do tipo de central que queremos nesta etapa da revolução”, disse a dirigente.

 

Marcela afirmou que a reforma estatutária e a definição das eleições serão outros pontos que serão avaliados neste segundo congresso. “Temos sugerido que se realizem eleições por toda base, com a participação direta de seus trabalhadores para eleger os representantes em cada uma das instâncias”, disse.

 

Ela informou ainda que está prevista a discussão sobre o posicionamento da UNT no cenário latino-americano. “Queremos falar sobre como ser protagonista de uma grande integração dos movimentos sindicais e dos trabalhadores para dar fortaleza a todo o tema de integração, que tem sido uma grande expectativa dos povos da América Latina”, disse.

 

Desde as primeiras horas de hoje teve início o credenciamento dos delegados sindicais e os chamados fraternais (convidados). A abertura do congresso acontecerá às 14h no Salão Venezuela do Círculo Militar (Los Próceres).

 

Da Redação
Com agências.