MEC prepara coleção sobre 20 grandes educadores

Grandes Educadores é o nome que o Ministério da Educação escolheu para uma coleção de 20 volumes que vai tratar das origens, da história e da obra dos 20 maiores educadores do país. O objetivo da iniciativa &eacut

Uma comissão técnica de dez membros, designada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, definiu na quinta-feira, dia 25, os critérios para a escolha dos educadores e já selecionou nove nomes que vão integrar a coleção. O presidente da comissão, Carlos Alberto Xavier, destaca, entre esses critérios, os de ser brasileiro, pensador e estar entre os autores mortos. A comissão também decidiu que os autores devem representar diferentes setores da educação brasileira, tais como educação especial, rural, científica, superior, popular, tecnológica e agrícola.

Cada autor terá sua biografia, pensamento e parte da obra relatada em um caderno da coleção, a ser publicado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). Os primeiros nove educadores escolhidos são Anísio Teixeira, Paulo Freire, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, Lourenço Filho, Helena Antipoff, Fernando de Azevedo, Pascoal Leme e Durmeval Mendes.

Comissão – São também atribuições da comissão técnica opinar sobre os conteúdos e ilustrações da coleção, preparar um projeto que ofereça ao FNDE os elementos necessários à seleção dos detentores dos direitos autorais, aquisição desses direitos e modos de comercialização das obras, tanto no formato impresso quanto na divulgação pela internet.

A comissão, que tem prazo de 30 dias para concluir os trabalhos, é composta por Carlos Alberto Xavier, do gabinete do ministro; Lúcia Lodi e Jane Cristina da Silva, da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC); Carmen Lúcia Bueno Valle, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Justina Iva de Araújo Silva, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); José Carlos Dias de Freitas, do FNDE; Maria de Lourdes Fávero, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped); Ataíde Alves, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC); Célio Cunha, da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), e Antônio Carlos Ronca, do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC).

Fonte: Ministério da Educação