Sem categoria

Jamil Murad (PCdoB/SP) lança balanço de seu mandato parlamentar

Evento de lançamento do livro de balanço do mandato de Jamil Murad na Câmara dos Deputados reuniu lideranças de vários segmentos sociais. Para as mais de 200 pessoas presentes, Jamil apresentou um pouco de sua atua&cce

Na última sexta-feira, 02/06, o deputado federal Jamil Murad/PCdoB-SP reuniu mais de 200 pessoas em São Paulo para fazer uma prestação de contas de seu primeiro mandato como parlamentar em Brasília. “Tenho muito orgulho e me sinto muito feliz por poder participar da luta política do povo brasileiro por melhores dias”, afirmou Jamil.
 
A atividade foi o lançamento do livreto “Coerência e Lucidez a serviço do povo brasileiro – balanço da atuação parlamentar 2003/2006”, que reúne um apanhado das iniciativas desenvolvidas por Jamil nestes anos.
 
Num evento marcado pela confraternização, estiveram presentes representantes dos mais variados segmentos: sindicalistas, intelectuais, professores, jovens, comunidade árabe, vereadores, deputados estaduais, representantes de prefeituras. Entre as entidades e personalidades presentes estavam representantes dos funcionários da Emplasa; Metroviários; Sintaema; Sindalesp; o desembargador Dr. Ari Casagrande; Confederação Árabe Palestina do Brasil; Unegro; Apeoesp; Comunidade Árabe de Guarulhos; Gilda Ameida, vice-presidente da CUT-SP; a vereadora de Guarulhos, Luiza Cordeiro; o vereador de Itaquaquecetuba, Oscar Cabrera; Fenametro; Sindifricote; Conselho Regional de Medicina; Sindicato dos Advogados; Dra. Alba Lavras, pesquisadora do Instituto Butantan; Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro; Sindicato dos Arquitetos; Sindicatos dos Médicos de São Paulo; os vereadores de Sumaré, Niraldo e Rodnei Lobo; Facesp; UEE-SP; Associação Paulista de Avicultura; entre muitas outras personalidades e entidades.
 
Para apresentar o mandato, foi composta uma mesa com a presidente estadual do PCdoB de São Paulo, Nádia Campeão, o deputado estadual Nivaldo Santana, o presidente do Sintaema, Helifax de Souza Pinto e o presidente da Confederação Nacional das Associações de Moradores  (Conam), Wander Geraldo. A atividade foi coordenada pelo Secretário Estadual de Organização do PCdoB, Tadeu Ribeiro.
 
Defesa das conquistas do povo brasileiro

 

“Ao longo desses anos nós tivemos a satisfação de ter um deputado como o Jamil na Câmara, que teve a tarefa mais importante de dar apoio a maior conquista do povo brasileiro em 2002, que foi a eleição de Lula. Muitos não tiveram a clareza que o Jamil teve, de entender a importância de defender essa conquista”, afirmou a presidente do PCdoB.
 
Nádia lembrou do acerto em lançar Jamil como candidato a deputado federal. “Mesmo em Brasília, ele jamais faltou ao povo de São Paulo, está sempre presente nas lutas, nas greves, nas manifestações”.
 
Luta antiimperialista e pela soberania nacional

 

Wander Geraldo destacou o empenho de Jamil Murad para desenvolver a luta antiimperialista e pela autodeterminação dos povos, uma das marcas da trajetória política de Jamil. “Me recordo de um momento que sintetiza essa luta, quando ainda como deputado estadual Jamil realizou uma Sessão Solene na Assembléia pela defesa da Petrobras, num momento em que o governo FHC voltava suas baterias para privatizar essa que é uma das empresas mais importantes e estratégicas do país. Hoje, o Jamil mantém a luta contra a privatização, desta vez do Metrô de São Paulo, é um firme defensor do SUS, ajudou a trazer para São Paulo projetos sociais como o 2º tempo, o cinema comunitário, projetos de inclusão social que contaram com o seu apoio, se diferenciando da política dos tucanos”, disse Wander.
 
Defesa dos trabalhadores

 

Helifax também recordou de episódios importantes da ação parlamentar de Jamil: a sua participação na Marcha pela Valorização do Salário Mínimo, e o ato realizado pela UNE e pela CMS em Brasília contra a desestabilização do governo Lula e contra a corrupção. “O gabinete do Jamil está sempre aberto para os trabalhadores e para as suas reivindicações. Ele é um parlamentar que apóia o governo e ao mesmo tempo ajuda os trabalhadores a alcançarem suas conquistas, essa combinação é rara em um parlamentar”.
 
Referência na luta contra o neoliberalismo

 

O deputado estadual pelo PCdoB, Nivaldo Santana, fez uma saudação ao ex-colega de atuação parlamentar, os dois foram deputados estaduais juntos e desenvolveram a luta contra o projeto neoliberal aplicado pelos tucanos no Estado de São Paulo. “Na Alesp o Jamil era uma referência de luta e, como deputado federal, ele reafirma suas características, mantendo-se fiel à bandeira pelas mudanças mais profundas no Brasil, lutando por medidas que gerem distribuição de renda, valorização do trabalho, defendendo um governo democrático em e neio a uma oposição enfurecida e com poder midiático muito forte”.
 
Contribuir com o desenvolvimento do Brasil

 

O último a falar, Jamil fez um pequeno apanhado de seu mandato, mas enfatizou a principal luta do país hoje. “O povo brasileiro tomou posição, e essa posição é a favor do presidente Lula. E o povo tem força e vai fazer prevalecer a sua opinião”, afirmou fazendo referência às últimas pesquisas divulgadas pelo Ibope e Vox Populi que apontam uma possível vitória de Lula ainda no primeiro turno das eleições.
 
Para Jamil, “o Brasil tem todas as condições de associar desenvolvimento com distribuição de renda, inclusão social e bem-estar para o povo, e o PCdoB tem o compromisso de contribuir com esse destino para o Brasil, e que o povo aguarda a tanto tempo”.
 
O deputado lembrou que as forças retrógradas da sociedade lutam contra isso e procuraram bombardear e desqualificar a figura do presidente. “Mas nada disso adiantou porque o povo está vendo as melhorias que esse governo tem trazido para as suas vidas”.

De São Paulo,
Renata Mielli