Lula sobre 7 pontos e ultrapassa Alckmin também em São Paulo

Atualizada às 15h30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva – que lidera com folga as pesquisas nacionais de intenção de voto – virou o jogo também no Estado de São Paulo e ultrapassou o ex-go

 

Levantamento do Ibope divulgado nesta terça-feira (6) mostra que, se as eleições fossem hoje, Lula teria a preferência de 40% dos paulistas, contra 38% de Alckmin. No plano nacional, de acordo com pesquisa do mesmo instituto publicada na semana passada, o presidente bate o ex-governador por 48% a 19%.

 

Em São Paulo, Lula já vinha subindo desde o levantamento anterior, mas permanecia atrás de Alckmin. Tinha 33% das intenções de voto, contra 42% de seu principal adversário. A nova pesquisa, realizada entre os dias 2 e 4 de junho, mostra que o petista cresceu sete pontos, enquanto o tucano caiu quatro

 

A amostra, contratada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp) e pela Federação das Empresas de Transportes do Estado de São Paulo (Fetcesp), indica que o presidente Lula está conquistando votos no eleitorado de Alckmin, informa o gerente de projetos do Ibope Opinião, Maurício Tadeu Garcia.

"A pesquisa de hoje confirma a tendência de queda do ex-governador Alckmin e o crescimento de Lula no Estado", disse Garcia. E continuou: "Como estamos na largada da campanha presidencial, cabe a Alckmin tentar retomar os votos que tinha no Estado."

Na pesquisa anterior, realizada pelo Ibope com os eleitores no Estado de São Paulo e divulgada no dia 3 de maio, a diferença entre Alckmin e Lula era de 9 pontos porcentuais e mostrava o candidato pré-candidato tucano à frente das simulações, com 42% das intenções de voto, contra 33% do petista.

Apesar de Alckmin ter ficado na liderança da pesquisa do mês passado, ele já havia registrado queda de 9 pontos porcentuais, em relação à pesquisa divulgada no mês de abril, quando o tucano registrou 46% das intenções de votos em São Paulo, contra 28% apresentados por Lula. "Houve uma inversão do eleitorado potencial (de Alckmin) que migrou para Lula", reiterou Garcia.

Segundo turno

Nas projeções de um eventual segundo turno, Alckmin e Lula estão tecnicamente empatados no estado de S. Paulo, o tucano aparece com 46% das intenções de voto, contra 43% de Lula. A diferença, porém, está dentro da margem de erro, que é estimada em 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sob protocolo 725034/2006.

A pesquisa realizada pelo Ibope com o eleitorado paulista mostrou que, para 52% dos pesquisados, Lula deverá ganhar as eleições para a Presidência da República, ante 31% que apostam em Geraldo Alckmin.

Quanto aos outros candidatos, o levantamento mostrou que, se as eleições para presidente fossem realizadas hoje, o deputado federal Enéas (Prona-SP) teria 3% dos votos do Estado; a senadora Heloisa Helena (PSOL-AL), 4%; o senador Pedro Simon (PMDB-RS), 1%; brancos e nulos, 9%, não souberam ou não opinaram, 5%.

No cenário sem o senador Pedro Simon, Heloisa Helena sobe para 5% e o deputado federal Roberto Freire (PPS-PE) aparece com 1%. Lula e Alckmin permanecem nos mesmos patamares.

Crise política

A pesquisa mostra ainda que para 66% dos entrevistados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, tinha conhecimento dos episódios que foram denunciados durante o seu governo.

Para 23% dos entrevistados, o presidente não tinha conhecimento e 11% não opinaram. A mostra indica também que para 39% dos entrevistados, as denúncias feitas contra o Governo do presidente Lula são verdadeiras em parte, para 31% são totalmente verdadeiras e para 13% são falsas em parte. Para 7% dos pesquisados, as denúncias são inteiramente falsas; e 10% não opinaram.

Serra cai mais um pouco

Se as eleições para o governo do Estado de São Paulo fossem realizadas hoje, o pré-candidato do PSDB, José Serra venceria o pleito já no primeiro turno em todos os cenários. A pesquisa Ibope realizada no Estado mostra o tucano com 48% das intenções de voto, contra 14% do Senador Aloizio Mercadante, do PT, e 10% do ex-governador Orestes Quércia, do PMDB. Os votos brancos e nulo somam 15% e não sabem e não opinou 8%. Na pesquisa anterior, Serra tinha 50%, portanto caiu dois pontos, dentro da margem de erro.

Num cenário sem Quércia, Serra continua na liderança, com 49% e Mercadante com 17%. Segundo o presidente do Setcesp, Urubatan Helou a pesquisa mostra Serra virtualmente eleito, para o Governo do Estado de São Paulo. Isto porque, o índice de rejeição do tucano na pesquisa é um dos menores: 18%, contra 31% de Quércia e 24% de Mercadante.

O Ibope perguntou também a expectativa do eleitorado sobre quem deverá vencer as eleições para o governo do Estado. A mostra indica que 60% apostam em Serra; 10% em Mercadante; e 5% em Orestes Quércia. No grau de conhecimento dos candidatos pelo eleitorado, Serra tem 68%, Quércia 51% e Mercadante, 21%.

De acordo com o gerente de Projetos do Ibope Opinião, Maurício Tadeu Garcia, Mercadante é o candidato que tem o espaço maior para crescer, por causa do baixo nível de conhecimento entre o eleitorado.

Suplicy lidera para Senado em SP com 45%

A pesquisa Ibope indica ainda que, se as eleições para o Senado fossem hoje, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) seria reeleito com 45% das intenções de voto, seguido pelo peemedebista Orestes Quércia, com 21% dos votos.

Guilherme Afif Domingos, do PFL, ficou com 3%, a deputada federal Zulaiê Cobra Ribeiro (PSDB-SP) ficou com 2%; Domingos Fernandes, do PV, apareceu com 1%; brancos e nulos, 15%; e não sabe e não opinou, 12%.

A amostra aponta que, se o candidato do PSDB ao Senado fosse o deputado federal Mendes Thame (PSDB-SP), Eduardo Suplicy continuaria na liderança com 47% das intenções; Quércia, ficaria com 22%; Afif, com 3%; Domingos Fernandes, 2%; Thame, com zero; brancos e nulos, 17%; e não sabe ou não opinou, com 9%.

O Ibope perguntou aos eleitores de São Paulo em quem eles não votariam de jeito nenhum para o Senado. Do total, 32% citaram Quércia; 23%, Afif Domingos; 21%, Zulaiê; 21%, Domingos Fernandes; 20%, Mendes Thame; e 17% citaram o nome de Eduardo Suplicy.

Da redação,
com informações da Agência Estado