Praça em Manaus homenageia líder sindicalista e ex-parlamentar

A Câmara Municipal de Manaus aprovou, nesta Segunda-feira (5), por unanimidade, projeto de lei de autoria da vereadora Lucia Antony (PCdoB), que muda para Antogildo Pascoal Viana a denominação da Praça 9 de Setembro, locali

De acordo com a vereadora Lucia Antony a iniciativa é uma homenagem ao sindicalista e ex-vereador de Manaus, por solicitação das categorias portuárias.

A praça que receberá o nome do líder sindical e parlamentar está convenientemente situada em local estratégico: em frente à sede do Sindicato dos Estivadores do Amazonas e ao fundo do prédio da Câmara Municipal de Manaus.

Nascido em Itacoatiara, Antogildo Pascoal Viana foi eleito presidente do Sindicato dos Estivadores, na década de 1950, antes dos 30 anos de idade, participando também da diretoria da Federação dos Estivadores do Brasil. Em 1962, foi eleito o primeiro presidente da Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT) no Amazonas, e em seguida, elegeu-se vereador em Manaus pelo Partido Social Progressista.

Foi torturado durante o movimento militar e morreu em 1964, sem que as causas da morte tenha sido esclarecida. Á época sua morte foi atribuída ao gesto suicida de se jogar do alto do patamar de um hospital do bairro Bonsucesso, no Rio de Janeiro, mas seu corpo nunca foi entregue aos familiares, que jamais acreditaram na versão oficial.

De Manaus

Rosângela Alanís