Montesinos é condenado por planejar golpe no Peru

O ex-assessor presidencial peruano Vladimiro Montesinos foi condenado hoje a nove anos de prisão por ter planejado em 2000, junto com comandantes das Forças Armadas, um golpe de Estado contra o então presidente Alberto Fujimori.

Montesinos fez a confissão para receber o benefício judicial da "conclusão antecipada" num processo por conspiração e rebelião. Ele é acusado de planejar o golpe que Fujimori supostamente daria se não tivesse vencido as eleições de 2000. A promotoria determinou que o golpe começou a ser planejado a partir do momento em que a oposição começou a ganhar popularidade e Fujimori a despencar nas pesquisas de opinião.

O complô foi descoberto devido à divulgação de uma gravação em áudio e de vários documentos, que foram entregues ao Ministério Público pelo ex-braço direito de Montesinos, o coronel Roberto Huamán Azcurra. O pleito acabaria vencido pelo ex-presidente. No entanto, ele renunciou pouco depois, via fax do Japão, após a denúncia da existência de uma rede de corrupção liderada por seu então assessor.

O tribunal anticorrupção determinou hoje (8) que continuará os julgamentos por este caso os ex-chefes militares Elesván Bello, José Villanueva, Antonio Ibárcena e o ex-diretor-geral da Polícia Fernando Dianderas, assim como os ex-assessores do Serviço de Inteligência Nacional Pedro Huertas, Rafael Merino e David Mejía. Vladimiro Montesinos foi sentenciado também em outros dez processos a cumprir diversas penas por delitos de corrupção, a maior delas de quinze anos de prisão.

Da Redação

Com agências internacionais.