João Cláudio recebe medalha Mérito Ambiental no Dia Mundial do Meio Ambiente

Pelo reconhecimento do trabalho do vereador João Cláudio Moreno (PC do B) na defesa do Meio Ambiente em Teresina, o Conselho Estadual de Meio Ambiente do Piauí – CONSEMA concedeu ao vereador no dia 05 de junho, dia mundial do meio ambien

A proposição da ‘Lei do Silêncio’, da inserção da sociedade no debate sobre o Plano Diretor de Teresina e a defesa da preservação do patrimônio histórico da cidade levou os membros do CONSEMA escolher João Cláudio como personalidade a ser homenageada.

A Medalha Mérito Ambiental foi instituída em 2003. Neste ano, além de João Cláudio, receberam a medalha: Anna Maria Platen, do município de Pedro II, a empresa de transportes Taguatur e a Secretaria Estadual de Educação e Cultura – SEDUC. Todos os nomes foram indicados por membros do CONSEMA que realizou uma avaliação da atuação de cada entidade e personalidade que fez a inscrição para receber o título. A votação aconteceu durante reunião realizada nas instalações da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, órgão que coordenar as atividades do conselho.

João Cláudio Moreno foi contemplado na categoria Setor Público, na condição de membro do poder Legislativo do município. A Lei do Silêncio, proposta pelo vereador e sancionada pelo prefeito Silvio Mendes, fixa níveis e horários de permissão de sons urbanos e procedimentos para o licenciamento ambiental para utilização de fontes sonoras em Teresina.

Na categoria Cidadão a agraciada com a medalha será Maria Anna Platen. Sua indicação é pelo trabalho desenvolvido, através da Escola Thomas a Kempis. Natural da Alemanha, Anna Platen veio para o Brasil em 1977, através de trabalhos como agente pastoral desenvolvendo atividades voltadas para a defesa da vida. Em 1990 ela fundou com um grupo de amigos a Fundação Mandacaru, entidade filantrópica que atua nas áreas de produção e educação no semi-árido piauiense. A Escola Thomas a Kempis, localizada no sítio Revendor no município de Pedro II, atende prioritariamente filhos de agricultores, desenvolvendo técnicas de convivência com o semi-árido.

A Taguatur Transporte e Turismo Ltda foi a empresa indicada na categoria Setor Produtivo. A empresa desenvolve ações de conscientização ambiental juntos dos funcionários, familiares e comunidade. A Taguatur também realiza capacitação e formação de multiplicadores na conservação do meio ambiente, palestras na área, controle da qualidade do combustível e criou uma área de preservação ambiental, localizada no setor de sucatas da empresa.

Na categoria Educação, a contemplada é a Secretaria de Educação e Cultura – SEDUC que desenvolver o programa ‘Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas’. A proposta nasceu durante a Conferencia Infanto-juvenil de Meio Ambiente, realizada em 2003.

De Teresina,

Daiane Rufino.