João Cláudio recebe medalha Mérito Ambiental no Dia Mundial do Meio Ambiente
Publicado 09/06/2006 10:14 | Editado 04/03/2020 17:02
A proposição da ‘Lei do Silêncio’, da inserção da sociedade no debate sobre o Plano Diretor de Teresina e a defesa da preservação do patrimônio histórico da cidade levou os membros do CONSEMA escolher João Cláudio como personalidade a ser homenageada.
João Cláudio Moreno foi contemplado na categoria Setor Público, na condição de membro do poder Legislativo do município. A Lei do Silêncio, proposta pelo vereador e sancionada pelo prefeito Silvio Mendes, fixa níveis e horários de permissão de sons urbanos e procedimentos para o licenciamento ambiental para utilização de fontes sonoras em Teresina.
Na categoria Cidadão a agraciada com a medalha será Maria Anna Platen. Sua indicação é pelo trabalho desenvolvido, através da Escola Thomas a Kempis. Natural da Alemanha, Anna Platen veio para o Brasil em 1977, através de trabalhos como agente pastoral desenvolvendo atividades voltadas para a defesa da vida. Em 1990 ela fundou com um grupo de amigos a Fundação Mandacaru, entidade filantrópica que atua nas áreas de produção e educação no semi-árido piauiense. A Escola Thomas a Kempis, localizada no sítio Revendor no município de Pedro II, atende prioritariamente filhos de agricultores, desenvolvendo técnicas de convivência com o semi-árido.
A Taguatur Transporte e Turismo Ltda foi a empresa indicada na categoria Setor Produtivo. A empresa desenvolve ações de conscientização ambiental juntos dos funcionários, familiares e comunidade. A Taguatur também realiza capacitação e formação de multiplicadores na conservação do meio ambiente, palestras na área, controle da qualidade do combustível e criou uma área de preservação ambiental, localizada no setor de sucatas da empresa.
Na categoria Educação, a contemplada é a Secretaria de Educação e Cultura – SEDUC que desenvolver o programa ‘Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas’. A proposta nasceu durante a Conferencia Infanto-juvenil de Meio Ambiente, realizada em 2003.
Daiane Rufino.