Lula diz que foi eleito para estender a mão aos mais fracos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou os candidatos que, nas eleições, fazem promessas que não conseguem cumprir quando chegam ao governo.

Segundo ele, em sua campanha não haverá mágica. "Tem gente que inventa muita coisa para as eleições e depois o povo passa 10 anos pagando por isso (…) Eu não quero fazer mágica, quero medir passo a passo, pois depois quem paga é o povo", afirmou. Lula afirmou que há muitos governantes que lembram apenas da parte mais rica da sociedade e que o Brasil o elegeu pois precisava de alguém que conhecesse a situação dos mais pobres. "Para governar apenas para os ricos tem muita gente, mas para governar para ricos e pobres e para estender a mão aos mais fracos, era preciso que o Brasil elegesse alguém que conhecesse por dentro a situação", disse.


Lula se referiu às reformas aprovadas e planejadas pelo governo e disse que, "de tempos em tempos, o Brasil precisa passar por uma mudança". "A primeira coisa que eu fiz foi arrumar uma briga com meus companheiros socialistas na reforma da previdência social", afirmou. Lula participou da inauguração das obras do Gasoduto Cabiúnas-Vitória (Gascav), trecho inicial do Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene). A rede vai ligar a região Sudeste ao Nordeste para o escoamento do gás natural. O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, e o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, participaram da inauguração.


Segundo informações da Petrobras, o Gascav terá 300 quilômetros de extensão e deve estar terminado até outubro de 2007. O investimento será de US$ 500 milhões (aproximadamente R$ 1,1 bilhão) e a construção deve gerar 2,6 mil empregos diretos e 7,8 mil indiretos. Além do Gascav, o Gasene terá outros dois trechos. O gasoduto Vitória-Cacimbas terá 125 quilômetros de extensão e o trecho Cacimbas-Catu, já em construção, será o maior com 765 quilômetros.
 


Com agências