Mantega diz que Brasil, China e Índia estão unidos

A rodada de negociações em Doha da Organização Mundial do V]Comércio (OMC) será mal sucedida se os envolvidos não conseguirem chegar a um consenso sobre agricultura, disse o ministro brasileiro da Fazenda, G

Mantega afirmou que seus comentários também referem-se aos interesses de China e Índia, já que ele esteve reunido com os ministros dos dois países em meio à reunião do G-8, grupo dos sete países mais ricos do mundo mais a Rússia, em São Petersburgo. "Os três países (Brasil, China e Índia) concordaram que, se não houver fortes indicadores em relação aos avanços sobre a agricultura, a rodada de Doha será mal sucedida", disse Mantega.

"Brasil e China têm mostrado disposição de ser mais flexível. O Brasil com produtos industrializados e a China com serviços. Mas isso não acontecerá a menos que os países desenvolvidos tenham comprometimento em liberar suas economias para o comércio", comentou Mantega.


O Brasil tem sinalizado comprometimento de cortar tarifas de importação sobre produtos industrializados se os Estados Unidos e a Europa concordarem em cortar tarifas e subsídios sobre produtos agrícolas importados, na tentativa de salvar a rodada de negociações em Doha deste mês. A Organização Mundial do Comércio, que agrupo 149 nações, tem encontro em 26 de junho em Genebra para um acordo final sobre agricultura e bens industrializados, as áreas mais delicadas das negociações do comércio mundial.


Com agências