Todas as famílias pobres receberão Bolsa Família

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, afirmou que até o final de 2006 o governo federal vai atender a "todas as famílias pobres" brasileiras que estiverem dentro do critério da lei que

Segundo ele, mais de 9,2 milhões de famílias recebem hoje o benefício social em todas as cidades brasileiras. "Com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente existem 11,1 milhões de famílias pobres que têm direito ao Bolsa Família e estão dentro dos critérios estabelecidos pelo programas", afirmou.

Ele lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou aos ministros da área social que não meçam esforços para identificar as pessoas que ainda não aparecem nas estatísticas, muitas vezes, "por não terem nem o registro do nascimento". De acordo com o ministro, também há dificuldades em identificar pessoas que poderiam receber o benefício em comunidades quilombolas, indígenas e nas populações ribeirinhas na Amazônia.

Patrus destacou que os convênios dos programas do governo federal com os desenvolvidos pelos estados e municípios vão auxiliar na solução desses problemas. Na avaliação dele, as "questões dos pobres" estão saindo "definitivamente da área do clientelismo e assistencialismo para o campo das políticas públicas". O ministro participou hoje da 4º Assembléia Nacional da Ação Evangelizadora, da Igreja Católica.

A informação é da
Agência Brasil