Confederação de aposentados alerta contra golpes do crédito

Após a regulamentação do crédito consignado para aposentados e pensionistas, delegacias e entidades de defesa do consumidor passaram a registrar golpes e fraudes com o uso ilegal dos dados pessoais dos clientes.

Por isso, o presidente da Confederação Nacional dos Aposentados e Pensionistas, Hermélio Soares, aconselha os aposentados a pesquisarem os juros dos bancos, não fazerem empréstimos por telefone e nem assinar papéis para que outras pessoas façam qualquer contato com eles. Da mesma maneira, a entidade pede que aposentados não façam empréstimos para ajudar terceiros, o que pode causar prejuízos, pois não haveria garantia do crédito.

Na avaliação de Soares, esse deve ser um recurso visto como última opção, pois resolve apenas momentaneamente o problema. "Durante o período de até 36 meses em que o aposentado está pagando o empréstimo ele pode receber até 30% a menos do seu salário. Isso desarticula completamente a vida do aposentado", alerta. O valor das prestações do empréstimo não pode ultrapassar 30% da aposentadoria ou pensão recebida, de acordo com normas da Previdência Social que regulamentam os empréstimos a aposentados e pensionistas do INSS.

As normas determinam ainda que o beneficiário pode obter o empréstimo na instituição que oferecer os menores juros e não apenas no banco onde tem conta e recebe o pagamento. O prazo máximo para quitar a dívida é de 36 meses. Há ainda um percentual máximo permitido de 2,9% para os juros cobrados dos aposentados.



Com agências