Volks quer aumentar jornada sem pagamento extra

A Volkswagen da Alemanha planeja elevar a carga de trabalho semanal de seus funcionários de 28,8 para 35 horas, sem aumentos de salário.

"Planejamos um retorno às 35 horas por semana", disse o chefe de recursos humanos da Volks, Horst Neumann, após conversas com a central sindical IG Metall. A Volkswagen também afirmou que será "muito difícil" manter empregos para 100 mil trabalhadores em suas fábricas no oeste da Alemanha.

 

 

A companhia colocou o aumento de horas de trabalho como uma prioridade de sua lista de medidas de eficiência, em um momento em que a maior montadora da Europa inicia negociações trabalhistas com funcionários nesta segunda-feira. A quarta maior montadora do mundo afirmou que até 20 mil empregos na unidade VW estão em risco, como resultado dos esforços da companhia em aumentar sua produtividade e eficiência na Alemanha.

 

 Tanto a montadora, quanto a IG Metall querem ver se serão necessárias mudanças no atual acordo salarial. Neumann e o chefe regional da IG Metall Hartmut Meine afirmaram que as reuniões ainda não são o início das negociações salariais. Os dois lados disseram que estão dispostos a terem uma segunda rodada de conversas antes de julho. A IG Metall renovou na semana passada exigências para que a Volkswagen apresente o plano detalhado das restruturações que pretende fazer na marca VW.

 

 

 

Com agências