CES no maranhão realiza curso para dirigentes e lideranças sindicais

A necessidade de maior formação política e sindical. Partindo desse pressuposto o Centro de Estudos Sindicais no Maranhão, a Corrente Sindical Classista e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educa&c

A necessidade de maior formação teórica política e sindical. Partindo desse pressuposto o Centro de Estudos Sindicais no Maranhão, a Corrente Sindical Classista e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação no Maranhão, SINPROESEMMA, realizam entre os dias 15 e 18 deste mês, no Hotel Abbeville, em São Luís, a primeira etapa do Curso de Formação Sindical.

Para participar do Curso foram convidados a direção do SINPROESEMMA, além de coordenadores e representantes dos núcleos do SINPROESEMMA no interior do estado e também lideranças e dirigentes sindicais de outras categorias cujas entidades estejam filiadas à Corrente Sindical Classista.

Durante os quatro dias os participantes abordarão no conteúdo a ser aplicado neste primeiro módulo, temas como: evolução da sociedade, origem e papel dos sindicatos na luta dos trabalhadores, concepções sindicais, história do movimento sindical brasileiro, transformações no mundo do trabalho, conjuntura política e movimentos sociais e sindicais, papel da oratória para os dirigentes sindicais, saúde do trabalhador e planejamento estratégico nas entidades sindicais.

Para ministrar os cursos foram convidados o Professor Gilson Reis, do Sindicato dos Professores de Minas Gerais, da Executiva Nacional da CUT e da Direção Nacional da CSC. Também foi convidado como palestrante o jornalista, Secretário Nacional de Comunicação do PCdoB, autor de artigos livros na área sindical Altamiro Borges.

Para o professor Odair José, presidente do SINPROESEMMA e membro da Coordenação Nacional da CSC no maranhão, “Este Curso é parte das atividades de formação que a CSC e o CES vêm desenvolvendo em todo o País, sobretudo neste momento de intensa luta política e ideológica com as classes dominantes do nosso País.”

O professor Júlio Guterres, diretor licenciado do SINPROESEMMA e pré-candidato a deputado estadual pelo PCdoB no Maranhão destaca que “Com a crise que vive o movimento sindical a partir da influência desastrosa do neoliberalismo e diante de alterações profundas no mundo do trabalho com a nova reestruturação produtiva, há necessidade de reelaboração de novas estratégias sindicais para o enfrentamento da crise. Daí a importância deste Curso que vai colocar os nossos companheiros em alto nível para a batalha que se apresenta para o nosso povo.”