Complexo Petroquímico do Rio vai gerar mais de 212 mil empregos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez, no dia 14, o lançamento simbólico da pedra fundamental do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), o maior projeto individual da Petrobras, em Itaboraí e o complexo em São Gon&ccedil

O complexo começa a funcionar em 2012 com processamento inicial de 150 mil barris diários de petróleo, de acordo com informações divulgadas pelo Palácio do Planalto.
A Petrobras, junto com a prefeitura de São Gonçalo, construirá o Centro de Inteligência de São Gonçalo, para capacitação de trabalhadores o complexo. Em breve discurso no lançamento, Lula disse que o complexo não é uma obra de um governo, mas de uma nação.

 
"Pesquisas da empresa permitirão que o Complexo de Itaboraí, São Gonçalo e região extraia insumos ainda importados parcialmente pelo Brasil, como a nafta, por exemplo, diretamente do petróleo pesado produzido na Bacia de Campos. Isso resultará numa economia da ordem de US$ 2 bilhões que deixaremos de importar", disse Lula.

O presidente destacou os 212 mil empregos gerados no decorrer da obra e outros 50 mil, quando o pólo iniciar as atividades. "Milhares de jovens terão a oportunidade de começar e se formar aqui, para, quando a empresa estiver funcionando, essas pessoas poderem ter emprego garantido aqui na região". 

Jandira: Uma vitória do Rio de Janeiro

O presidente lembrou que a promessa de construção do complexo no Rio de Janeiro vem desde a década de 80. "Nós não vamos ficar lembrando o que não deu certo, nós não vamos ficar lamentando os gols que o Brasil não marcou ontem, vamos nos preparar para marcar os gols domingo, vamos nos preparar", afirmou Lula, referindo-se ao jogo de estréia do Brasil na Copa do Mundo contra a Croácia.

"A Petrobras é um filho que todo mundo gostaria de ter, ela é uma espécie de ‘Ronaldinho’ da indústria brasileira", brincou o presidente.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB), presente ao ato, saudou a decisão de estabelecer a nova refinaria em Itaboraí uma vez que será fixado na região um pólo gerador de empregos e investimentos. Para a deputada a implantação do complexo petroquímico em Itaboraí e São Gonçalo "foi uma vitória do Estado do Rio de Janeiro, após uma grande disputa política, que resultará no desenvolvimento efetivo da região".

 
Com informações da Agência Brasil